Aeroportos serão de empresas privadas - Divulgação / Maurício Porão
Aeroportos serão de empresas privadasDivulgação / Maurício Porão
Por O Dia

Rio - A Prefeitura de Macaé e o Ministério dos Transportes acabam de definir o calendário das obras de modernização do Aeroporto de Macaé. Previstas para ter início no dia 1° de junho, as intervenções devem estar concluídas até agosto de 2019. Com investimento total de R$ 24 milhões, o objetivo é permitir pousos e decolagens de voos comerciais atualmente, só pequenas aeronaves e helicópteros estão aptos a utilizar o terminal.

Entre as obras previstas para o Aeroporto de Macaé, reforço estrutural na resistência da pista. Assim, o terminal ficará apto a receber aeronaves de maior porte, permitindo pousos e decolagens comerciais. Outra intervenção será a troca de balisamento de pista e interseções (cabeamentos de energia elétrica e todos os corpos de luminárias). Haverá ainda a pavimentação de acostamentos, com ganho de 7,5 metros para cada um dos lados da pista e a inclusão de respectivas interseções.

Para o prefeito Dr. Aluizio, as obras para melhorar a capacidade da pista do aeroporto são fundamentais para passar a contar com voos comerciais regulares. "O início da obra é vital para o município. O aeroporto, com pleno funcionamento, é fundamental para a infraestrutura de negócios e de lazer. Uma cidade com a vocação e dinâmica de Macaé, com as principais empresas do setor de petróleo e gás instaladas aqui, precisa ter uma logística eficiente", destaca.

Atualmente, o Aeroporto de Macaé tem fluxo bastante reduzido. São 450 passageiros por dia e 2,2 mil pousos e decolagens mensais de helicópteros, operados por cinco companhias, além de ainda receber aviões de pequeno porte. O terminal funciona em um espaço de 900 metros quadrados, com 76 vagas de estacionamento e pode comportar até 200 mil passageiros por ano.

Um novo terminal, construído ao lado do atual, mas que ainda não está em operação, tem área de 14 mil metros quadrados, 460 vagas para veículos e prevê 2,2 milhões de passageiros/ano. O espaço possui também cerca de 40 estabelecimentos comerciais, entre lojas, restaurantes, lanchonetes, bancos e locadoras de automóveis. A previsão é que seja inaugurado definitivamente em agosto de 2019.

Você pode gostar
Comentários