Prefeitura de Campos dos Goytacazes abre vagas para o programa de bolsas de estudos Viva a Ciência - Divulgação
Prefeitura de Campos dos Goytacazes abre vagas para o programa de bolsas de estudos Viva a CiênciaDivulgação
Por O Dia

Rio - A Prefeitura de Campos dos Goytacazes está com vagas abertas para o Viva a Ciência. Criado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa oferece bolsas de iniciação científica e tecnológica para alunos das instituições de ensino superior do município públicas e privadas. Inscrições vão até 4 de junho no endereço www.campos.rj.gov.br  são trinta bolsas.

Com o objetivo de incentivar novos projetos de pesquisa e inovação tecnológica, as bolsas são destinadas a várias áreas de graduação e têm duração de um ano, com valor de R$ 400 mensais por aluno os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam). Todos os estudantes contemplados recebem orientação de um professor e/ou pesquisador.

Para concorrer, é preciso enviar os projetos  até o início de junho para o e-mail vivaciência@campos.rj.gov.br. O resultado final está previsto para ser divulgado durante a realização do X Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (Confict), que irá acontecer na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), no fim de junho.

Para o superintendente de Ciência e Tecnologia, Romeu e Silva Neto, o Viva a Ciência é uma forma de estreitar os laços entre o poder público com o setor acadêmico. "Os bolsistas deverão criar projetos para atender às demandas identificadas pelas secretarias e superintendências da administração municipal. Esse programa é uma mudança de postura a partir da Lei de Inovação", avisa.

A Lei de Inovação, que criou o Viva a Ciência, foi sancionada no dia 10 de abril pelo prefeito Rafael Diniz. Ela também instituiu o Programa Municipal de Apoio à Ciência, Tecnologia, Inovação, Extensão e Empreendedorismo, com supervisão do Conselho Gestor do Fundecam. A lei visa valorizar a educação e promover o fortalecimento da economia de Campos dos Goytacazes.

Gincana

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes também está com inscrições abertas para a VII Gincana Científico-tecnológica. Destinada aos alunos da rede municipal de ensino, o programa tem como tema a 'Ciência Para a Redução das Desigualdades'. Podem participar estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da VI a IX fase da EJA (Educação de Jovens e Adultos). É preciso se inscrever até o dia 30 de maio vão ser aceitas equipes de até 20 estudantes.

Com o intuito de incentivar os estudantes e professores a mostrarem seus conhecimentos por meio do trabalho em equipe, as tarefas da gincana vão ser realizadas dia 3 de julho, na quadra da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Entre as atividades previstas, pesquisas, produção textual, apresentação de dança, caracterização e atividade experimental.

Você pode gostar
Comentários