Os casos de caxumba aumentaram devido à vacinação incompleta - Divulgação
Os casos de caxumba aumentaram devido à vacinação incompletaDivulgação
Por O Dia

Rio - Já tomou a vacina da gripe? Pois, no próximo sábado, 12 de maio, todo o Estado do Rio vai participar do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza. Uma iniciativa do Ministério da Saúde, a ação tem como objetivo diminuir os números da doença em todo o Brasil. A imunização será entre 8h e 16h.

Para tanto, devem se vacinar os idosos a partir dos 60 anos, as crianças entre seis meses e cinco anos de idade, as gestantes e as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias. também precisam se imunizar os profissionais da saúde, indígenas e professores das redes pública e particular.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacinação é obrigatória para os portadores de doenças crônicas (diabetes, asma e artrite reumatoide), pessoas imunossuprimidas (pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população carcerária e os funcionários do sistema prisional. A vacina, no entanto, é contraindicada a pessoas que já tiveram alguma reação anterior e também aos indivíduos com alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados.

A vacina é o único método de prevenir a gripe, evitando que a doença não se torne mais grave entre os grupos mais suscetíveis da população. A dose, por sinal, é capaz de imunizar contra os três subtipos de gripe que mais frequentemente infectam os humanos A H1N1, A H3N2 e Influenza B. "Quanto mais cedo se vacinar, mais cedo estará protegido da gripe", ensina o secretário de Saúde de Petrópolis, Silmar Fortes.

Algumas pequenas atitudes também devem ser tomadas para evitar a gripe. Convém manter as mãos sempre limpas e lavar antes de consumir qualquer tipo de alimento. Outra recomendação é cobrir nariz e boca quando for espirrar ou tossir. Após tossir ou espirrar, aliás, o ideal é higienizar as mãos. Também não se deve compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, pratos ou ou garrafas. Outra dica importante é manter os ambientes ventilados. 

Você pode gostar
Comentários