A capital brasileira do surfe tem ondas perfeitas para o esporte - Divulgação
A capital brasileira do surfe tem ondas perfeitas para o esporteDivulgação
Por O Dia

Rio - A nata do surfe mundial vai estar toda reunida em Saquarema. Entre os dias 11 a 20 de maio, a Praia de Itaúna vai sediar o Oi Rio Pro, etapa brasileira do World Surf League Championship Tour. Vão marcar presença na cidade da Região dos Lagos estrelas brasileiras e internacionais serão 36 surfistas na categoria masculina e 18 na feminina. 

Quarta etapa da temporada 2018 do World Surf League Championship Tour, o Oi Rio Pro vai ter a presença dos brasileiros Adriano de Souza (o Mineirinho), campeão da edição 2017, e Italo Ferreira   atualmente, ele divide a liderança do campeonato com o australiano Julian Wilson. Além deles, integram a 'seleção brasileira' Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb, entre outros.

No 'escrete' estrangeiro, estrelas como os australianos Julian Wilson e Owen Wright, os havaianos John John Florence e Sebastian Zietz, e o português Frederico Morais. Além deles, os americanos Kanoa Igarashi e Kolohe Andino, e o francês Jeremy Flores. Entre as meninas, a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore, atualmente líder da temporada 2018, Tyler Wright e Carissa Moore.  

Disputado pela segunda vez em Saquarema, o Oi Pro Rio promete lotar a Praia de Itaúna, reunindo turistas de todo o Brasil e do exterior. "É muito gratificante sediarmos mais uma vez a etapa do mundial de surfe no município. Estamos muito felizes e empenhados em receber os atletas da elite do surfe. Temos certeza de que, assim como na edição do ano passado, será um sucesso", vibra a prefeita de Saquarema, Manoela Alves. 

A disputa

O Oi Rio Pro está programado para acontecer até dia 20, mas pode terminar em cinco a seis dias. Afinal, a cada manhã, uma comissão técnica se reúne para avaliar as condições do mar e decidir se haverá competição. Mas todos os 36 surfistas da categoria masculina e as 18 da feminina estreiam na rodada inicial, divididos em baterias com três surfistas. A vitória vale passagem direta para a terceira fase. Porém, os derrotados ainda podem ter a chance de classificação em futura repescagem. 

Você pode gostar
Comentários