Localizado no Centro, espaço vai receber shows e exposições - Divulgação
Localizado no Centro, espaço vai receber shows e exposiçõesDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - O poeta está vivo. Agenor de Miranda Araújo Neto Cazuza vai ganhar uma justa homenagem em Vassouras, no Sul Fluminense. Será inaugurado, dia 11 de maio, o Centro Cultural Cazuza. O novo espaço vai funcionar em um antigo casarão localizado em plena Praça Barão de Campo Belo, no Centro. Para as comemorações de inauguração estão programados shows de Sandra de Sá, Gilberto Gil e do Bloco Exagerado.

Fruto de um investimento da Sociedade Viva Cazuza, com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço vai substituir o Centro Cultural Presidente Tancredo Neves, que estava desativado. Foram gastos R$ 2 milhões na reforma. "Certa vez, ao passar pelo prédio, a Lucinha Araújo, mãe do Cazuza, percebeu que o local precisava ser reformado para não se perder com o abandono. Então, decidiu bancar o projeto e doar à Prefeitura de Vassouras", conta Fernando Vianna, que coordenou as obras e é casado com uma das primas de Cazuza.

O prédio do Centro Cultural Cazuza tem uma história intimamente ligada à família do artista. Afinal, ocupa o antigo casarão datado de 1845 em que nasceu a mãe do cantor e compositor, Lucinha Araújo. No prédio, por sinal, também funcionou o Colégio Vassouras, comandado pela educadora Maria Rangel de Araújo, avó paterna de Cazuza. "E foi em Vassouras, por sinal, que a Lucinha conheceu o João Araújo, produtor musical e pai de Cazuza. Não por acaso, o espaço tem uma sala dedicada às avós dele, Maria Rangel e Maria Alice", destaca Fernando Vianna

Com um espaço para shows com capacidade para 140 pessoas, o Centro Cultural Cazuza ainda abriga salas multimídia e de exposição. Já o segundo andar é totalmente destinado ao artista. Nele, vão ficar expostos fotografias que retratam a trajetória do cantor e compositor, e letras de música, entre outros itens. "O espaço também vai abrigar o violão que ele usava e a roupa do show 'O Tempo não Para'", avisa Fernando Viana.

Inauguração

O Centro Cultural Cazuza vai ser inaugurado nesta sexta-feira, dia 11, com show de Sandra de Sá, às 20h30. No sábado, 12 de maio, apresentação do Bloco Exagerado (às 18h) e do cantor e compositor Gilberto Gil (às 21h).

Vida breve mas muito fértil
Publicidade
Cazuza foi um dos ícones do Rock Brasil na década de 1980. Com carreira curta mas fértil, o cantor e compositor estreou no Barão Vermelho e lançou três discos Barão Vermelho (1982), Barão Vermelho 2 (1983) e Maior Abandonado (1984). Após deixar a banda, gravou outros cinco álbuns Exagerado (1985), Só Se For a Dois (1987), Ideologia (1988), O Tempo Não Para (1988) e Burguesia (1989). Escreveu clássicos como 'Bilhetinho Azul', 'Todo Amor que Houver Nessa Vida', 'Largado no Mundo', 'Bete Balanço', 'Mal Nenhum', 'Ritual' 'Ideologia', 'Brasil', 'O Tempo Não Para' e 'Burguesia'. O artista faleceu aos 32 anos, em 1990.
Você pode gostar
Comentários