Praia do Peró, em Cabo Frio, está na expectativa para receber certificação internacional Bandeira Azul - Divulgação
Praia do Peró, em Cabo Frio, está na expectativa para receber certificação internacional Bandeira AzulDivulgação
Por O Dia

Rio - A Praia do Peró, em Cabo Frio, está na expectativa para receber a certificação internacional Bandeira Azul. Criado em 1987, o selo é concedido pela entidade dinamarquesa Foundation for Environmental Education (FEE) e dado às praias marítimas, fluviais e lacustres, além de marinas, ambientalmente corretas e que atendem a critérios de conservação e gestão ambiental consciente. No Brasil, somente quatro localidades já foram contempladas.

O resultado final da certificação está previsto para ocorrer entre o fim de julho e o início de agosto. Mas hoje e amanhã, a coordenadora-geral do programa Bandeira Azul em Cabo Frio, Paloma Arias, vai participar de workshop de apresentação da candidatura na cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo. "Se a certificação da Praia do Peró sair, o hasteamento da bandeira vai acontecer no dia 1º de dezembro", avisa ela.

Para receber a certificação Bandeira Azul, todas as praias devem atender a uma série de critérios são mais de trinta quesitos distintos. Entre os itens avaliados pelo FEE estão a segurança do local, as informações e sinalizações adequados, a infraestrutura (chuveiros, banheiros e guarda-vidas) e a qualidade da água. As praias também devem ter instalações que permitam o acesso de deficientes físicos e precisam possuir comitês de gestão (associações comunitárias e de classe, ONGs e representantes educacionais, entre outros).

Para se candidatar ao programa Bandeira Azul, a Prefeitura de Cabo Frio teve de realizar diversas ações de conscientização ambiental. Foram feitas, por exemplo, reuniões com moradores da região e também com os proprietários de quiosques para o reordenamento da orla, além de melhorias na mobilidade urbana. Todo o sacrifício, no entanto, irá vale a pena.

Para Eduardo Pimenta, coordenador de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento de Cabo Frio, toda a cidade será beneficiada caso venha realmente obter a certificação. "Ganha a Praia do Peró, ganha o nosso setor hoteleiro, ganha o nosso comércio, a nossa economia e o Estado do Rio, que terá uma praia do interior certificada por um órgão ambiental e turístico internacional", destaca ele.

Caso venha a receber a Bandeira Azul, a Praia do Peró se juntará à Prainha (na cidade do Rio de Janeiro), Praia do Tombo (Guarujá), Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (Salvador) e Logoa do Peri (Florianópolis), todas já devidamente certificadas no Brasil.

Você pode gostar
Comentários