Quitandinha é um dos cartões-postais mais visitados de Petrópolis - Divulgação
Quitandinha é um dos cartões-postais mais visitados de PetrópolisDivulgação
Por O Dia

Rio - História, gastronomia variada, esportes radicais e muita área verde. A Região Serrana do Estado do Rio abriga opções de lazer e de turismo para lá de diversificadas. E, melhor de tudo, os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo ficam pertinho da cidade do Rio as distâncias não ultrapassam os 150 quilômetros da capital.

Em Petrópolis, por exemplo, uma dica é conhecer o Centro Histórico, repleto de prédios bem conservados entre eles, a Casa de Santos Dumont, o Museu Imperial e a Catedral de São Pedro de Alcântara. Para aqueles que desejam ir às compras, a Rua Teresa e o bairro do Bingen devem ser incluídos no roteiro há ainda a já tradicional Feira de Itaipava, na BR-040, na entrada de Itaipava.

O turismo rural é outra vertente de Petrópolis. Entre os roteiros, o circuito entre os distritos Araras e Videiras, ideal para caminhadas e passeios de bicicleta. Vale também conhecer Caminhos do Brejal e Pedras do Taquaril, além do Vale do Bonfim nesta localidade fica a entrada petropolitana do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com cachoeiras, Mata Atlântica e mais de 200 quilômetros de trilhas.

Teresópolis

Outra cidade que vale a visita é Teresópolis. Menos de cem quilômetros da capital, o município é ideal para aqueles que desejam contato direto com a natureza e a prática esportiva. Aliás, a temporada de montanhismo de 2018 vai ser aberta no próximo sábado, dia 19, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Na programação, exposições, muro de escalada infantil e oficinas, entre outras atividades. Vale também conhecer o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis.

Na próxima semana, entre 23 e 27 de maio, o Brazil International Film Festival, que contará com exibição gratuita de filmes de diversos países e ainda receberá estrelas como Mel Lisboa e a norueguesa Ingvild Deila, entre outras. Já entre 27 e 29 de julho acontecerá a Festa do Chocolate, na Casa de Portugal.

"Todas as atrações são muito boas para a cidade, pois atrai mais visitantes. É a época da nossa alta temporada e todos podem vir para cá para curtir o friozinho", destaca Cátia Bruno, supervisora do Hotel Alpina, que avisa que o estabelecimento, por sinal, vai realizar Festa Junina no dia 23 de junho.

Nova Friburgo

Distante menos de 150 quilômetros da cidade do Rio, Nova Friburgo também é outro destino com passeios imperdíveis. Um deles é conhecer a Casa Suíça, local que resgata a herança do principal agente colonizador do município. Vale também passear de teleférico (Praça do Suspiro) e esticar até os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra.

Nova Friburgo ainda deve constar do roteiro dos amantes de trilhas e passeios ao ar livre. Vale conhecer, por exemplo, a Pedra do Cão Sentado, um dos cartões-postais do município. Para aficionados por esportes radicais, a cidade é ideal para a prática de rafting, canoagem, mountain bike, trekking e montanhismo, entre outros.

Cidade ganha polo cervejeiro
Publicidade
Em comemoração ao aniversário de 200 anos, acaba de ser criado o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo, que abrange também as cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis. O objetivo é consolidar a região como produtora de cerveja artesanal atualmente, são cerca de 25 marcas diferentes. Além da criação do polo, foi instituída também a Festa Anual da Cerveja Artesanal do Estado do Rio, que será realizada em maio.
Você pode gostar
Comentários