Todos os oito distritos receberam serviços de limpeza da rede de esgoto e recuperação de calçadas e ruas  - Divulgação
Todos os oito distritos receberam serviços de limpeza da rede de esgoto e recuperação de calçadas e ruas Divulgação
Por O Dia

Rio - Itaboraí tem motivos de sobra para comemorar. Afinal, no próximo dia 22 de maio, a cidade completa 185 anos de emancipação e 451 de história, registrando melhorias em diversos setores. Recentemente, por sinal, deixou de integrar a lista de restrições do CAUC Cadastro Único de Convênios , espécie de Serasa das prefeituras brasileiras que não permite às administrações municipais celebrar convênios ou serem contempladas com emendas parlamentares.

De acordo com o prefeito Sadinoel Souza, ficar de fora da lista do CAUC é motivo de orgulho e traz novos ares à cidade. "Assumimos a prefeitura com muitos problemas, mas com esforços e equipe de servidores qualificados conseguimos regularizar. Agora, fora do CAUC, podemos buscar novos convênios e emendas parlamentares para investir no crescimento", destaca.

Itaboraí, aliás, tem conquistado melhorias em diversos segmentos. Na Saúde, por exemplo, várias unidades foram reabertas nos últimos 15 meses. Entre elas, a Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha são treze especialidades médicas. Também foi reaberto o Atendimento Médico de Emergência (AME) Verdis Pacheco Pinto, em Itambi. As duas unidades se juntam aos 44 postos de saúde e ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia.

Itaboraí ainda realizou outras duas reinaugurações importantes. Uma delas foi a do Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão. Outra foi a Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa. Atualmente, a instituição conta com 730 alunos matriculados em 17 cursos gratuitos. Entre eles, corte e costura, bateria, pintura de tela, crochê, pedraria, teatro e canto coral.

Para a geração de emprego e renda, a cidade de Itaboraí tem apostado na agricultura familiar. Hoje, 30% da merenda escolar é fornecida por pequenos produtores, que plantam banana, laranja, aipim, abóbora, quiabo, tangerina e couve, entre outros produtos. Outra iniciativa é o reconhecimento do trabalho dos artesãos do município. Parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio) cadastrou recentemente 345 trabalhadores manuais. Todos eles vão receber a Carteira Nacional do Artesão no próximo dia 22 de maio, Shopping Itaboraí Plaza.

Novas unidades para o ensino
Publicidade
A Educação também ganhou novas unidades. É o caso do reinaugurado Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) Professora Eliane da Silva Barbosa. Voltado para oferecer aos alunos da rede municipal atividades de cultura, arte, esporte e lazer, o espaço conta com 264 estudantes inscritos 74 integram a Guarda Mirim.
Itaboraí ainda foi pioneira na criação de duas unidades únicas no Brasil. Uma delas é Clínica-Escola do Autista, de atendimento multidisciplinar. Outra é o Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (Cremii), com aulas do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental para a terceira idade.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários