Escolas do Estado do Rio ganham cinematecas

Projeto vai beneficiar Vassouras, Barra do Piraí, Mendes, Paraíba do Sul e Seropédica

Por

Espaços vão ter também pequenas bibliotecas para a difusão da leitura
Espaços vão ter também pequenas bibliotecas para a difusão da leitura -

Rio - Cidades do interior do Estado do Rio vão ficar mais próximas da sétima arte. Paraíba do Sul, Vassouras, Barra do Piraí e Mendes, além de Seropédica, vão ser agraciadas com o projeto Cinemateca Escola & Vida 2. Fruto de uma iniciativa da MRS Logísitca, do Grupo Incentivar, com recursos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o programa contará com um total de dez espaços dedicados ao cinema.

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, o projeto visa também atender à demanda dos municípios por equipamentos audiovisuais. Além da cinemateca, os espaços ainda contam com pequenas bibliotecas há livros em braile e DVDs com gravações de peças teatrais socioeducativas.

"A ideia é permitir que crianças, jovens e adultos das mais variadas camadas sociais, tenham o acesso irrestrito à cultura, contribuindo para a difusão da leitura de livros e acessibilidade ao audiovisual. Acreditamos que a diversidade de práticas culturais contribui para o desenvolvimento humano e queremos que jovens e crianças reconheçam esse valor", destaca o supervisor de Marketing do Grupo Incentivar, Welson Ribeiro.

Escolas beneficiadas

Em Paraíba do Sul, as cinematecas ficarão nas escolas municipais Andrade Ferreira, Arcanjo Antonino Lopes e Paulo Lacerda. Em Vassouras será na Escola Municipal Deputado José Carlos Vaz de Miranda. Já em Barra do Piraí, os espaços vão funcionar no Centro Integrado de Educação Pública e nos colégios municipais Maria de Lourdes Costa Coimbra e Anésio Frota Aguiar.

Em Mendes, a cinemateca ficará nas escolas Anésio Frota Aguiar e Jayme Siciliano, ambas da rede municipal. Já em Seropédica, a Escola Municipal Maria Lúcia de Souza e Escola Municipal Promotor de Justiça Dr. André Luiz Mattos de Magalhães Peres.

Comentários

Últimas de O Dia no Estado