Centro de Beneficiamento Primário da Aroeira é inaugurado em São Pedro da Aldeia - Divulgação
Centro de Beneficiamento Primário da Aroeira é inaugurado em São Pedro da AldeiaDivulgação
Por O Dia

Rio - A cidade de São Pedro da Aldeia acaba de ganhar a primeira unidade de beneficiamento da aroeira do Estado do Rio. O espaço fica no Assentamento Ademar Moreira, no bairro São Mateus, e é fruto de parceria entre a prefeitura, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e da Secretaria Estadual de Agricultura.

Com o objetivo de gerar emprego e renda aos agricultores do Assentamento Ademar Moreira, o Centro de Beneficiamento Primário da Aroeira conta com estufa para desidratação dos frutos e estrutura para pós-colheita. Atualmente, São Pedro da Aldeia tem mais de 40 produtores, todos treinados e certificados para o manejo e coleta da aroeira. A extração da pimenta rosa em São Mateus obedece ao plano sustentável do Inea.

"É a primeira unidade completa de beneficiamento da aroeira no Estado do Rio e será um ganho para o nosso município e famílias do Assentamento. O projeto pioneiro envolve desde a elaboração do plano de manejo da colheita, a capacitação e a certificação dos produtores, até o beneficiamento e a comercialização. É um marco para a legalização da atividade e vai beneficiar não só o município, mas toda a região e o estado", destaca Dimas Tadeu Dias, secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.

PREMIAÇÃO

Atualmente, São Pedro da Aldeia concorre ao Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae/RJ, com o projeto Aroeira Novos Tempos, Novos Rumos, na categoria Inovação e Sustentabilidade. A premiação é um reconhecimento aos gestores públicos que tenham implementado projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios.

Você pode gostar
Comentários