Em Mangaratiba, a segunda edição do 'Arraiá Municipá', que vai acontecer no Centro e também nos distritos de Muriqui, Conceição do Jacareí e no Sahy - Divulgação
Em Mangaratiba, a segunda edição do 'Arraiá Municipá', que vai acontecer no Centro e também nos distritos de Muriqui, Conceição do Jacareí e no SahyDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Comidas típicas, shows variados, apresentações de grupos de quadrilha e muita diversão. Está aberta a temporada de festas juninas. A tradicional festividade em homenagem a São João, São Pedro e Santo Antônio vai agitar diversas cidades do Estado do Rio. E, melhor de tudo, já começa no próximo fim de semana.

Em Mangaratiba, a segunda edição do 'Arraiá Municipá' acontecerá em diversos pontos da cidade. Entre os dias 8 e 10 de junho, a festa será em Conceição de Jacareí. Em seguida, de 15 a 17, no Centro. Entre 22 e 24 será a vez do distrito de Muriqui. Já de 29 de junho a 1° de julho, a festança será no Sahy e em Itacuruçá.

O 'Arraiá Municipá' terá shows, barracas de comidas e bebidas típicas, quadrilhas, parque infantil, artesanato e apresentação de grupos da terceira idade. "Além de oferecermos lazer para as pessoas, estamos resgatando as tradicionais festas juninas e aquecendo a economia da cidade", destaca o secretário de Turismo, Alex Barros.

No Norte Fluminense, São Francisco de Itabapoana se prepara para receber a 5ª Rancheirada, que acontecerá nos dias 8 e 9 de junho. Na programação, shows de Mazinho & Banda e Trio Forrozão (sexta), além de Forró Top Less (sábado). Com entrada gratuita, o ainda terá danças típicas, barracas com comidas típicas e artesanato.

"A Rancheirada é uma oportunidade de promover lazer e entretenimento aos moradores e visitantes, bem como movimentar a economia local. Convido a todos para participarem do evento, que tenho certeza mais uma vez será um grande sucesso de público", avisa a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

Em Resende acontecerá, dia 17 de junho, no Parque de Exposições, o Domingo Rural e a Feira Sertaneja, com show de violeiros, quadrilha e comidas típicas, entre outras atrações. Já em Rio das Ostras, a festa será no bairro Operário, entre 22 e 24 de junho.

Em Itatiaia, o I Festival de Quadrilhas Interbairros, entre 13 e 15 de julho. Evento terá barraquinhas típicas, shows regionais e, claro, concurso de quadrilhas. "Objetivo é que festival entre para o calendário de eventos da cidade. Esperamos que todos os bairros participem", pede Vagner Cherem, presidente Federação das Associações de Moradores e Entidades de Itatiaia (Famei).

Teatro, sítio e hotéis festejam a data
Publicidade
O calendário de festas juninas no Estado do Rio também conta com opções em teatros e hotéis. Em Niterói, o Teatro Popular Oscar Niemeyer e o Caminho Niemeyer vão realizar, dias 9 e 10 de junho, o 'São João do Oscar'. Haverá barraquinhas de comidas típicas, trios de forró pé de serra e dança de quadrilhas, entre outras atrações ingressos a R$ 20.
Em Teresópolis, dias 15 e 16 de junho, será realizado o I Arraial EcoRural, no Sítio EcoRural, bairro Iúcas/Jardim Serrano, com danças e comidas típicas e shows ingressos a R$ 20 e informações no (21) 99630-0888. Na mesma cidade, o Le Canton terá 'arraiá' durante os sábados de junho e julho www.lecanton.com.br.
Publicidade
Em Rio das Flores, a Fazenda União terá o 'Arraiá dos Visconde', sempre aos sábados, a partir do dia 23 de junho informações no www.fazendauniao.com.br. Perto dali, em Barra do Piraí, a Fazenda Ribeirão também vai promover festas juninas durante todos os sábados de junho www.fazendaribeirao.com.br. Já Hotel Fazenda Galo Vermelho, em Vassouras, terá festividades, aos sábados, em junho, julho e agosto www.hotelfazendagalovermelho.com.br.
As festas juninas, aliás, incrementam o turismo no interior do Estado do Rio. "Elas já são tradição, especialmente nos hotéis fazenda. A procura é grande, principalmente pelas famílias com crianças e são responsáveis pelo aumento da ocupação em cerca de 20%", destaca Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ).
Publicidade
Você pode gostar
Comentários