No auge da carreira, Raul Seixas foi uma das sensações do festival em Saquarema - Divulgação/Chico Mascarenhas
No auge da carreira, Raul Seixas foi uma das sensações do festival em SaquaremaDivulgação/Chico Mascarenhas
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Era maio de 1976 quando a então pacata cidade de Saquarema entrou definitivamente para a história do rock brasileiro. Naquele ano foi realizado o Som, Sol & Surf, festival de música organizado pelo jornalista e produtor Nelson Motta, que reuniu estrelas como Raul Seixas e Rita Lee, entre outras. Considerado o Woodstock do Brasil, o evento ganha agora as telas de cinema.

Produzido pela Bossa Produções e dirigido por Hélio Pitanga, o documentário 'Som, Sol & Surf Saquarema' é fruto de um trabalho minucioso de resgate histórico, que durou nada menos que 13 anos. Para a empreitada, o diretor contou com a ajuda do cineasta Gilberto Loureiro e do produtor Denis Feijão.

Com 80 minutos de duração, 'Som, Sol & Surf Saquarema' recorda diversas histórias com personagens que participaram do festival. O documentário resgata também imagens em 16 milímetros captadas pelas lentes de Miguel Rio Branco e Pedro Moraes.

Segundo Hélio Pitanga, na época foram feitos mais de 300 minutos de imagens. Só que elas ficaram guardadas por anos na casa de Gilberto Loureiro, responsável pela equipe cinematográfica do evento. "Como o Nelson Motta faliu devido ao prejuízo com o festival, as latas com os filmes em 16 mm ficaram com o Loureiro e nunca tinham sido vistas por ninguém", recorda Pitanga.

Além das imagens da época, o documentário conta com diversos entrevistados. Entre eles, o próprio Nelson Motta, a cantora Angela Ro Ro e o baixista e produtor musical Liminha, além de Lobão, Zé da Gaita e o jornalista Tárik de Souza. Há ainda depoimentos de Miguel Rio Branco, Jom Tob Azulay, Pedro Moraes, do surfista Rico de Souza, Oswaldo Vecchione (da banda Made In Brazil) e Lee Marcucci (do grupo Tutti Frutti, que acompanhava Rita Lee).

Como lembra o cineasta, o Som, Sol & Surf foi um dos primeiros festivais de música a ser realizado ao ar livre no Brasil. E levou uma multidão para Saquarema. Entre 20 e 30 mil jovens foram curtir o evento, em plena ditadura do general Ernesto Geisel. "Foi um dos filhos de Woodstock. Marcou uma época. E ainda reuniu duas grandes estrelas da música Rita Lee e Raul Seixas", destaca.

Hélio Pitanga lembra ainda que, além de Rita Lee e Raul Seixas, o festival contou também com uma estreante Angela Ro Ro e os grupos Bixo da Seda e Made in Brazil, entre outras atrações. "O Vimana, composto por Lobão, Lulu Santos, Ritchie e Fernando Gama, estava programado. Mas como o Fernando ficou doente, não houve show. Mas o Lobão foi como técnico de som", conta o cineasta.

Você pode gostar
Comentários