Governo estadual anuncia a retomada das obras da Ponte da Integração, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana - Divulgação/Paulo Vitor
Governo estadual anuncia a retomada das obras da Ponte da Integração, que vai ligar os municípios de São João da Barra e São Francisco de ItabapoanaDivulgação/Paulo Vitor
Por O Dia

Rio - Agora é oficial. As obras da Ponte da Integração finalmente vão ser retomadas. Construída sobre o Rio Paraíba do Sul, a estrutura será um importante meio de integração entre as cidades de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, encurtando em cerca de 80 quilômetros a distância entre os dois municípios. A execução do projeto ficará a cargo do Departamento de Estrada e Rodagem (DER).

Paralisadas desde 2016, devido à crise financeira do Estado do Rio, as obras serão retomadas graças ao Regime de Recuperação Fiscal, do próprio governo estadual, que permitiu a volta dos investimentos. O DER já executou cerca de 55% do projeto de um total de R$ 105 milhões, foram gastos R$ 67,5 milhões. O órgão vai aproveitar a temporada de baixa do Rio Paraíba do Sul para intensificar os trabalhos.

Com 1.344 metros de comprimento e 16,2 m de largura, a ponte fica na RJ-196 e irá contribuir para incrementar o turismo na região, facilitando o acesso a praias e hotéis das cidades de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. A finalização da obra também vai proporcionar melhor escoamento da produção do polo de fruticultura e das usinas de cana-de-açúcar do Norte Fluminense. 

"Essa intervenção é muito importante para a logística e desenvolvimento da região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Estimamos que mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas com os empregos gerados a partir do desenvolvimento do Porto do Açu, após a conclusão da ponte", destaca secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior.

Para a prefeita São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, a Ponte da Integração também poderá estimular os empresários a investirem na cidade. "O município tem uma localização privilegiada, entre dois importantes empreendimentos na região  o Porto do Açu, aqui em São Francisco de Itabapoana, e o Porto Central, que será instalado em Presidente Kennedy, no Espírito Santo", comenta.

Você pode gostar
Comentários