Autoridades participam do pontapé inicial do projeto Águas de Barra Mansa  - Divulgação/Chico de Assis
Autoridades participam do pontapé inicial do projeto Águas de Barra Mansa Divulgação/Chico de Assis
Por O Dia

Rio - Barra Mansa acaba de dar início a um ambicioso projeto de reflorestamento. Batizado de Águas de Barra Mansa, o programa que prevê o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica na bacia hidrográfica dos rios da cidade Paraíba do Sul, Bananal e Açude Vista Alegre. O objetivo é preservar as nascentes e matas ciliares do município. Para tanto, serão plantadas cerca de 50 mil mudas.

Para tornar o projeto Águas de Barra Mansa realidade, o plantio será feito pela Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a prefeitura da cidade. O programa também contará com a ajuda de doze proprietários rurais da bacia do Rio Bananal, que ficarão responsáveis pela restauração de 32 hectares de nascentes e matas ciliares em suas próprias propriedades.

O pontapé inicial do programa Águas de Barra Mansa foi no Parque da Cidade. No local, já foram plantadas espécies como angico, ipê amarelo, pitanga, quaresmeira, abricó-de-macaco, urucum e aroeira. O projeto prevê ainda o plantio de mudas de ingá ferradura e cipó, sangra d'água, urucana, paineira, imbiruçu, camboatá e pau-brasil na zona rural.

Com o objetivo de aumentar, a médio e longo prazo, a segurança hídrica do Estado do Rio, o Águas de Barra Mansa terá duração de quatro anos. Segundo o presidente do Inea, Marcus Lima, o programa vai garantir maior oferta de água e, por tabela, com mais espécies da flora local, também aumentará a produção de oxigênio. "As árvores retiram água do solo e enviam para a atmosfera. É o ciclo que promove a vida", ensina.

Atualmente com 5.398 hectares de cobertura de Mata Atlântica, a cidade irá atingir uma área de 5.432,6 hectares com o Águas de Barra Mansa. Hoje, os rios Paraíba do Sul, Bananal e Açude Vista Alegre constituem os principais mananciais de abastecimento do município e responde pelo atendimento de mais de 175 mil habitantes  cerca de 98% da população. O Rio Paraíba do Sul responde ainda por 80% das águas que abastecem a cidade do Rio de Janeiro.

Você pode gostar
Comentários