Pouco mais de 85 mil eleitores vão escolher o futuro político do município da Região dos Lagos - FOTOS DE Divulgação
Pouco mais de 85 mil eleitores vão escolher o futuro político do município da Região dos LagosFOTOS DE Divulgação
Por O Dia

Rio - Rio das Ostras voltará às urnas no próximo domingo, dia 24. Mais de 85 mil eleitores decidirão o futuro político do município. A eleição ocorre em função do afastamento do ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar (MDB) por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2008. Atualmente, a cidade é governada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Afonso Fernandes.

No total, a cidade de Rio das Ostras conta com seis candidatos. Concorrem ao cargo de prefeito Deucimar Talon (PRP), Marcelino da Farmácia (PV), Gelson Apicelo (PDT), Winnie Freitas (Psol), Flávio Poggian (PSD) e Dr. Fábio Simões (PP), que substitui Carlos Augusto Balthazar (MDB).

Vereador entre 2013 e 2016, e candidato a prefeito na eleição de 2016, Deucimar Talon (PRP) acredita que o maior mal da cidade atualmente é a corrupção. O candidato lembra também que será preciso ter secretariado e servidores preparados para uma boa gestão em tão curto espaço de tempo. "É preciso melhorar de tudo um pouco: saneamento, saúde, educação, segurança. Pretendo reduzir em 50% os salários de prefeito, vice e secretários. Vamos cortar na própria carne", avisa Talon.

GESTÃO EFICIENTE

Para o candidato Flávio Poggian (PSD), que concorre pela primeira vez ao cargo, Rio das Ostras precisa apostar no turismo para voltar a crescer e também ter uma gestão eficiente para equalizar todas as despesas. Ainda segundo ele, a folha de funcionários está inchada. "Se eleito, vou demitir um sem número de funcionários fantasmas comissionados", adianta.

Já a candidata Winni Freitas (Psol) promete governar por meio de conselhos municipais e audiências públicas, que serão deliberativas. Ela também destaca que irá rever diversos contratos da prefeitura. "Minha primeira medida será uma auditoria cidadã das contas e contratos do município, além do cancelamento de licitações fraudulentas, de contratos inúteis e eivados de ilegalidade", conta.

Vice-prefeito por duas vezes, Gelson Apicelo (PDT) credita à incerteza política o atual momento de Rio das Ostras. Ele revela também que a cidade precisa de uma gestão voltada para as necessidades de toda a população. "Vou fazer uma grande auditoria e verificar as finanças do município para saber qual é a realidade e poder fazer o que realmente dá para ser realizado. Dinheiro tem, mas não tem boa administração", critica.

Os candidatos Marcelino da Farmácia (PV) e Dr. Fábio Simões (PP) foram procurados pelo DIA mas não foram localizados pela reportagem.

Você pode gostar
Comentários