Sossego em meio à natureza

Região de Visconde de Mauá é uma boa pedida para aqueles que desejam tranquilidade e contato direto com o meio ambiente e a gastronomia requintada

Por LUIZ ALMEIDA

Visconde de Mauá
Visconde de Mauá -

Rio - Tranquilidade, natureza exuberante e gastronomia diversificada e requintada. São os principais ingredientes de uma região localizada no Sul Fluminense, ideal para aqueles que desejam desfrutar momentos de muito sossego mas sem deixar de lado a sofisticação. Falamos dos distritos de Visconde de Mauá, em Resende, e de Penedo, Maringá e Maromba, em Itatiaia.

Em meio ao verde, a região é destino para se esquecer da vida e realizar uma série de passeios, sempre sem qualquer pressa. Na pequena vila de Visconde de Mauá, por exemplo, vale percorrer a principal via do lugarejo, a Rua Presidente Wenceslau Braz. É nela que ficam diversas lojas, bares e restaurantes, além da Igreja de São Sebastião e o acesso ao Parque Estadual da Pedra Selada.

Pertinho dali, a vila de Maringá, distante cerca de cinco quilômetros. O distrito pertence ao município de Itatiaia e é para se desfrutar com calma. Convém conhecer a Alameda Gastronômica, onde fica o comércio local, com lojas, bares e restaurantes. O vilarejo tem noite bastante agitada e com opções variadas de lazer.

Por uma pequena ponte sobre o Rio Preto é possível acessar a mineira vila de Maringá, na cidade de Bocaina de Minas. Lá também há opções das mais variadas de bares, restaurantes e lojas de artesanato, com vida noturna animada.

Mais reservada e bem aconchegante, a vila de Maromba, que fica a cerca de três quilômetros de Maringá. Lá reina a simplicidade e é muito procurada pelos jovens o comércio tem pequenas lojas e bares. O vilarejo é ponto de partida para várias cachoeiras e piscinas naturais de água límpida. 

Mesmo com o inverno, vale conhecer algumas delas. É o caso da cachoeira do Escorrega e do Véu da Noiva e o Poção da Maromba. Outra dica é se embrenhar pela região para visitar o Vale da Santa Clara fica entre Maringá e Maromba e Alcantilado entre Visconde de Mauá e Maringá.   

GASTRONOMIA

A gastronomia é outro ponto alto da região. E não faltam opções de restaurantes, bistrôs e bares há desde os mais sofisticados aos mais simples. Não por acaso, almoços e jantares são uma boa pedida para conhecer a culinária local, que se destaca pelas receitas a base de truta e também de pinhão. Outra dica, durante a atual temporada de inverno, é aproveitar a noite com um fondue e um bom vinho.

Em Penedo, Visconde de Mauá e Maringá ficam os estabelecimentos mais requintados, mas também há opções bem em conta e que são capazes de agradar pela simplicidade. Já na pequena vila de Maromba, vale conhecer os pequenos bares que atraem grande parte do público jovem que frequenta a região. Em todos os distritos, vale destacar, é sempre possível almoçar e jantar ao som de artistas locais, que apresentam repertório variado MPB, jazz, blues e rock.

GULOSEIMAS E CERVEJAS

A região ainda preserva uma variedade de guloseimas. Há vários estabelecimentos que vendem queijos, linguiças e doces (bananadas, goiabadas, de leite e de pinhão, entre outros) produzidos lá mesmo. Nos distritos também é possível encontrar licores de diversos sabores e cachaças.

Amantes de cerveja têm na região uma boa fonte para experimentar os sabores locais. Afinal, são várias as opções da bebida produzida por lá. Uma das mais antigas é a Casa do Fritz, de Penedo, onde também é fabricada a Cervejaria Penedon. Em Visconde de Mauá, vale provar a Maresia de Mauá, a Mauá Beer e a Cerveja Vale do Pavão.

Quem visita os distritos de Penedo, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba também tem um programa obrigatório. Vale percorrer as diversas lojas de artesanato da região, que conta com bordados e tapeçaria variados, bijuterias, artigos infantis e objetos de decoração. 

Herança finlandesa

Penedo, em Itatiaia - Luiz Almeida
No Centro de Penedo, um pequeno pedaço da Finlândia, além de museu dedicado aos colonizadores - Luiz Almeida

Penedo, em Itatiaia, é outra localidade com diversos atrativos. Única colônia finlandesa no Brasil os imigrantes chegaram à região na segunda metade da década de 1920 , o distrito tem gastronomia, história e natureza bastante ricas.

No Centro estão as principais atrações do lugar. É o caso da Pequena Finlândia, que remete a uma cidadezinha finlandesa e onde fica a Casa de Papai Noel. O espaço tem lojinhas variadas artesanato, roupas, doces e os famosos chocolates.

É no Centro também que ficam os principais bares e restaurantes de Penedo, com opções para todos os gostos e bolsos. Lá ainda ficam os vários hotéis e pousadas, desde os mais simples aos mais sofisticados.  

Perto do Centro, o Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa. O espaço conta com um acervo com objetos variados e trazidos do país nórdico. Entre eles, tapeçarias e bordados, além de fotos, folhetos, gravuras e mapas antigos, que contam um pouco da história da presença finlandesa de Penedo. Logo ao lado, o Clube Finlândia, que, mensalmente, realiza tradicional baile. 

Para os aventureiros, vale alugar um quadriciclo para curtir toda a região rural do distrito. E, principalmente, as cachoeiras das Antas, de Deus, da Lontra e Três Bacias, entre outras e piscinas cristalinas Poção do Rio das Pedras. 

Festa para celebrar o pinhão

Festival reúne pratos variados, palestras e shows de música - DIVULGAÇÃO

Visconde de Mauá celebra agora neste mês um fruto típico da região e realiza a 25ª Temporada do Pinhão, que se estenderá até o próximo dia 30. Mas, entre 22 e 24 de junho, acontece o ponto alto das comemorações o Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá.

Com um total de 33 estabelecimentos participantes, o concurso reúne os principais chefs da região. Todos eles, é claro, prepararam diversas receitas a base de pinhão desde pratos principais a sobremesas com o fruto.

Entre as diversas delícias, o tornedor de costelinha com pinhão e purê de pinhão e batata com queijo canastra, especialmente preparado pela chef Mônica Rangel, do restaurante Gosto Com Gosto; o brigadeiro de doce de leite com pinhão, de Camila Szabo, do Bar da Cerveja Vale do Pavão; e o contrafilé com farofa de pinhão, de Ana Maria, do Café Bambu.

O concurso ainda contará com a participação de chefs convidados  Tereza Paim, Flávia Quaresma e Ro Gouvêa, entre outros , além de shows de música. A programação está no www.odia.com.br.

PROGRAMAÇÃO TEMPORADA DO PINHÃO

22/6

16h – Aula Show Cachorro quente de frango com pinhão Ciça Roxo

17h – Aula show Salame de Chocolate com Ro Gouvêa

      – Retrospectiva dos 12 Salões do Pinhão no Parque Estadual da Pedra Selada - PEPs

23/6

11h – Visita ao Centro Cultural de Visconde de Mauá

14h – Aula Show Dadinho de Tapioca em quatro versões com Tereza Paim

15h – Aula Show com degustação Flavia Quaresma

16h – Aula Show com degustação Conceição Neroni

17h – Aula show com Ivan Achcar

18h – Início do Júri Popular no PEPs

18h – Jazz com o Duo Hilgenberg no PEPs

      – Banda Liberdade na Casa Beatles

      – Bernardo Menezes no CCVM

19h – Início do Júri dos Grandes Chefes

19h – Sabores da Montanha – apresentação dos produtos artesanais e orgânicos da região

21h – Encerramento do concurso e apuração dos vencedores

21h – Forro pé de serra com Gotta Serena

23h – Premiação dos vencedores

24/6

11h – Aula Show Velórios Antigos e seus sabores com Elzinha Nunes

12h – Aula Show Bolinho Caipira com Ana Bueno

ONDE FICAR

VISCONDE DE MAUÁ E MARINGÁ:

POUSADA MONTSERRAT

(24) 3387-1218 / (24) 3387-1765 / (24) 9 9998-1546

www.pousadamontserrat.com.br

POUSADA CHALÉS DO LAGO

(24) 3387-1381 ou (24) 3387-1349

www.pousadachalesdolago.com.br

POUSADA DA GRUTA

(24) 99201-6060 / (24) 999306-5032 / (24) 3387-1393 e (24) 3387-1379

www.pousadadagruta.com.br

POUSADA RANCHO DAS FRAMBOESAS

(24) 3387-1253 / (24) 3387-1124 / (24) 99998-1505

www.ranchodasframboesas.com.br

POUSADA EM PENEDO:

POUSADA SUAREZ

(21) 2292-5618 / (21) 2292-5619 e (21) 97017-8588

www.pousadasuarez.com.br

Galeria de Fotos

pe na estrada vale este arte
Penedo, em Itatiaia Luiz Almeida
Penedo, em Itatiaia Luiz Almeida
Rio Preto em Maringá, Iatatiaia Luiz Almeida
Rio Preto em Maringá, Iatatiaia Luiz Almeida
Rio Preto em Maringá, Iatatiaia Luiz Almeida
Pousada Montserrat Luiz Almeida
Igreja de Maromba, Itatiaia Luiz Almeida
Visconde de Mauá Luiz Almeida
Pousada Montserrat Luiz Almeida
Rio Preto em Maringá, Iatatiaia Luiz Almeida
Visconde de Mauá Luiz Almeida
Visconde de Mauá se destaca também no artesanato e na culinária Luiz Almeida
Visconde de Mauá Luiz Almeida
Visconde de Mauá FOTOS Luiz Almeida
Visconde de Mauá Luiz Almeida
Cerveja na região de Visconde de Mauá Luiz Almeida
Vila de Maringá (acima) tem bares e restaurantes para todos os bolsos, e cervejas artesanais são uma atração Luiz Almeida

Comentários

Últimas de O Dia no Estado