Visconde de Mauá - FOTOS Luiz Almeida
Visconde de MauáFOTOS Luiz Almeida
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - Tranquilidade, natureza exuberante e gastronomia diversificada e requintada. São os principais ingredientes de uma região localizada no Sul Fluminense, ideal para aqueles que desejam desfrutar momentos de muito sossego mas sem deixar de lado a sofisticação. Falamos dos distritos de Visconde de Mauá, em Resende, e de Penedo, Maringá e Maromba, em Itatiaia.

Em meio ao verde, a região é destino para se esquecer da vida e realizar uma série de passeios, sempre sem qualquer pressa. Na pequena vila de Visconde de Mauá, por exemplo, vale percorrer a principal via do lugarejo, a Rua Presidente Wenceslau Braz. É nela que ficam diversas lojas, bares e restaurantes, além da Igreja de São Sebastião e o acesso ao Parque Estadual da Pedra Selada.

Pertinho dali, a vila de Maringá, distante cerca de cinco quilômetros. O distrito pertence ao município de Itatiaia e é para se desfrutar com calma. Convém conhecer a Alameda Gastronômica, onde fica o comércio local, com lojas, bares e restaurantes. O vilarejo tem noite bastante agitada e com opções variadas de lazer.

Por uma pequena ponte sobre o Rio Preto é possível acessar a mineira vila de Maringá, na cidade de Bocaina de Minas. Lá também há opções das mais variadas de bares, restaurantes e lojas de artesanato, com vida noturna animada.

Mais reservada e bem aconchegante, a vila de Maromba, que fica a cerca de três quilômetros de Maringá. Lá reina a simplicidade e é muito procurada pelos jovens o comércio tem pequenas lojas e bares. O vilarejo é ponto de partida para várias cachoeiras e piscinas naturais de água límpida. 

Mesmo com o inverno, vale conhecer algumas delas. É o caso da cachoeira do Escorrega e do Véu da Noiva e o Poção da Maromba. Outra dica é se embrenhar pela região para visitar o Vale da Santa Clara fica entre Maringá e Maromba e Alcantilado entre Visconde de Mauá e Maringá.   

GASTRONOMIA

A gastronomia é outro ponto alto da região. E não faltam opções de restaurantes, bistrôs e bares há desde os mais sofisticados aos mais simples. Não por acaso, almoços e jantares são uma boa pedida para conhecer a culinária local, que se destaca pelas receitas a base de truta e também de pinhão. Outra dica, durante a atual temporada de inverno, é aproveitar a noite com um fondue e um bom vinho.

Em Penedo, Visconde de Mauá e Maringá ficam os estabelecimentos mais requintados, mas também há opções bem em conta e que são capazes de agradar pela simplicidade. Já na pequena vila de Maromba, vale conhecer os pequenos bares que atraem grande parte do público jovem que frequenta a região. Em todos os distritos, vale destacar, é sempre possível almoçar e jantar ao som de artistas locais, que apresentam repertório variado MPB, jazz, blues e rock.

GULOSEIMAS E CERVEJAS

A região ainda preserva uma variedade de guloseimas. Há vários estabelecimentos que vendem queijos, linguiças e doces (bananadas, goiabadas, de leite e de pinhão, entre outros) produzidos lá mesmo. Nos distritos também é possível encontrar licores de diversos sabores e cachaças.

Amantes de cerveja têm na região uma boa fonte para experimentar os sabores locais. Afinal, são várias as opções da bebida produzida por lá. Uma das mais antigas é a Casa do Fritz, de Penedo, onde também é fabricada a Cervejaria Penedon. Em Visconde de Mauá, vale provar a Maresia de Mauá, a Mauá Beer e a Cerveja Vale do Pavão.

Quem visita os distritos de Penedo, Visconde de Mauá, Maringá e Maromba também tem um programa obrigatório. Vale percorrer as diversas lojas de artesanato da região, que conta com bordados e tapeçaria variados, bijuterias, artigos infantis e objetos de decoração. 

Herança finlandesa
Penedo, em Itatiaia
Penedo, em ItatiaiaLuiz Almeida
Publicidade
Penedo, em Itatiaia, é outra localidade com diversos atrativos. Única colônia finlandesa no Brasil os imigrantes chegaram à região na segunda metade da década de 1920 , o distrito tem gastronomia, história e natureza bastante ricas.
No Centro estão as principais atrações do lugar. É o caso da Pequena Finlândia, que remete a uma cidadezinha finlandesa e onde fica a Casa de Papai Noel. O espaço tem lojinhas variadas artesanato, roupas, doces e os famosos chocolates.
Publicidade
É no Centro também que ficam os principais bares e restaurantes de Penedo, com opções para todos os gostos e bolsos. Lá ainda ficam os vários hotéis e pousadas, desde os mais simples aos mais sofisticados.  
Perto do Centro, o Museu Eva Hilden da Cultura Finlandesa. O espaço conta com um acervo com objetos variados e trazidos do país nórdico. Entre eles, tapeçarias e bordados, além de fotos, folhetos, gravuras e mapas antigos, que contam um pouco da história da presença finlandesa de Penedo. Logo ao lado, o Clube Finlândia, que, mensalmente, realiza tradicional baile. 
Publicidade
Para os aventureiros, vale alugar um quadriciclo para curtir toda a região rural do distrito. E, principalmente, as cachoeiras das Antas, de Deus, da Lontra e Três Bacias, entre outras e piscinas cristalinas Poção do Rio das Pedras. 
Publicidade
Festa para celebrar o pinhão
Festival reúne pratos variados, palestras e shows de música
Festival reúne pratos variados, palestras e shows de músicaDIVULGAÇÃO
Visconde de Mauá celebra agora neste mês um fruto típico da região e realiza a 25ª Temporada do Pinhão, que se estenderá até o próximo dia 30. Mas, entre 22 e 24 de junho, acontece o ponto alto das comemorações o Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá.
Publicidade
Com um total de 33 estabelecimentos participantes, o concurso reúne os principais chefs da região. Todos eles, é claro, prepararam diversas receitas a base de pinhão desde pratos principais a sobremesas com o fruto.
Entre as diversas delícias, o tornedor de costelinha com pinhão e purê de pinhão e batata com queijo canastra, especialmente preparado pela chef Mônica Rangel, do restaurante Gosto Com Gosto; o brigadeiro de doce de leite com pinhão, de Camila Szabo, do Bar da Cerveja Vale do Pavão; e o contrafilé com farofa de pinhão, de Ana Maria, do Café Bambu.
Publicidade
O concurso ainda contará com a participação de chefs convidados  Tereza Paim, Flávia Quaresma e Ro Gouvêa, entre outros , além de shows de música. A programação está no www.odia.com.br.
Publicidade
PROGRAMAÇÃO TEMPORADA DO PINHÃO

22/6

16h – Aula Show Cachorro quente de frango com pinhão Ciça Roxo