De acordo com a Anatel, as localidades atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital de TV - Divulgação
De acordo com a Anatel, as localidades atingiram o percentual mínimo de 90% dos domicílios aptos a receber o sinal digital de TVDivulgação
Por O Dia

Rio - Moradores de cidades do interior do Estado do Rio devem ficar de olho no calendário. No dia 28 de novembro de 2018, o sinal analógico de televisão vai ser definitivamente desligado em 59 municípios fluminenses. Todo o processo de migração é conduzido pela Seja Digital e vai garantir melhor qualidade de som e imagem. As famílias de baixa renda já podem requerer kits com antenas digitais e conversores. 

Ao longo do período de transição do sistema analógico para o digital, os aparelhos de televisão dos moradores das 59 cidades passarão a mostrar sinal com a letra 'A'. Ele é o símbolo que indica que o sinal daquela TV é analógico. Para mais informações sobre como se preparar para a mudança do sinal, basta acessar o portal www.sejadigital.com.br.

No portal também é possível obter informações sobre o processo de transição do sistema analógico para o digital e também realizar cadastramento e agendamentos para a obtenção gratuita dos kits com antenas e conversores digitais. Famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do Governo Federal têm direito ao kit. Há ainda a central de atendimento 147.

Para Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital, a mudança para o sistema digital é um grande avanço tecnológico, uma vez que põe o Brasil no mesmo patamar de transmissão de países como Estados Unidos e Reino Unido. Ainda segundo ele, a entidade tem trabalhado para promover ações didáticas para o esclarecer à população sobre a mudança. "Nosso principal compromisso com a digitalização da TV no Brasil é preparar a população para que todos tenham acesso ao sinal digital dos canais de TV aberta", destaca.

Passarão a contar com sinal digital a partir de 28 de novembro as cidades de Macaé, Rio das Ostras, Volta Redonda, Resende, Nova Friburgo, Teresópolis, Armação dos Búzios, Mangaratiba, Iguaba Grande, Cabo Frio, Miguel Pereira, Angra dos Reis, Itatiaia, Parati, Três Rios, Barra do Piraí, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Barra Mansa, Vassouras, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Saquarema, Araruama, Piraí, Pinheiral, Santo Antônio de Pádua e Mendes.

O mesmo vai acontecer com os municípios de Rio Bonito, Rio Claro, Carapebus, Paraíba do Sul, Miracema, Cachoeiras de Macacu, Italva, Paracambi, Porto Real, Macuco, Areal, São João da Barra, São Fidélis, Paty do Alferes, Carmo, Comendador Levy Gasparian, Quatis, Engenheiro Paulo de Frontin, Cambuci, São José do Vale do Rio Preto, Aperibé, Rio das Flores, Silva Jardim, Cardoso Moreira, Laje do Muriaé, Sapucaia, São Sebastião do Alto, Varre-Sai, São José de Ubá, Valença e São Francisco de Itabapoana.

Você pode gostar
Comentários