Programas como o Ambiente Animal oferecem castração para controlar a população de animais abandonados  - Divulgação
Programas como o Ambiente Animal oferecem castração para controlar a população de animais abandonados Divulgação
Por O Dia

Rio - Petrópolis vai retomar em julho o serviço de castração gratuita de cães e gatos. A primeira ação está programada para acontecer, entre os dias 9 e 13 do próximo mês, no Ciep Cecília Meireles, em Corrêas. Suspenso desde 2016, o programa tem como objetivo auxiliar no controle e redução da população de animais abandonados nas ruas da cidade. Fruto de parceria com a Clínica Veterinária Ricardo, a primeira etapa irá oferecer até mil atendimentos. Somente serão contemplados os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Conforme Silmar Fortes, secretário de Saúde de Petrópolis, não estão sendo medidos esforços para a retomada do programa. Ainda segundo ele, o serviço é fundamental para o controle populacional dos animais domésticos. "A castração previne a ninhada indesejada e o consequente abandono dos filhotes. A primeira ação vai ser em uma região muito populosa e atendimento vai beneficiar centenas de famílias que não têm condições de arcar com os custos do procedimento em uma clínica particular", destaca.

Pelo cronograma da Prefeitura de Petrópolis, logo no início do projeto vão ser atendidos somente as famílias que são beneficiárias do Programa Bolsa Família de Castelo São Manoel, em Corrêas. Se, por acaso, o número total de atendimentos não for devidamente atingido, também serão realizados cadastros no Jardim Salvador.

O serviço de castração vai acontecer nos períodos da manhã e da tarde. A prefeitura orienta que os animais que forem operados pela manhã deverão fazer a última refeição na véspera consumo de água é permitido até 7h. Já os bichos que forem operados à tarde deverão ser alimentados até, no máximo, 8h da manhã do mesmo dia água somente até 10h. Todos os animais devem ser mantidos presos durante o jejum.

Projeto estreia no interior
Publicidade
O governo estadual passa a oferecer o projeto Ambiente Animal nas cidades do interior do Estado do Rio. Com o objetivo de oferecer castração gratuita, além de realizar feiras de adoção e campanha de incentivo à guarda responsável, o programa se prepara agora para chegar ao município de Valença a primeira edição aconteceu em Vassouras.
Criado pela Secretaria de Estado do Ambiente e executado pelo Viva Rio Socioambiental, com cooperação técnica da Can & Fel, o programa tem recursos da Câmara de Compensação Ambiental. Além dos serviços de castração e incentivo à guarda responsável, o programa visa também promover atividades de educação e sensibilização, e promover o controle e a redução de cães e gatos nas comunidades inseridas nas unidades de conservação ambiental do Estado do Rio.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários