TENTAÇÃO À MESA

Cidades de Búzios, Teresópolis, Paraty e Macaé promovem festivais gastronômicos com pratos que prometem dar água na boca

Por LUIZ ALMEIDA

17º Festival Gastronômico de Búzios
17º Festival Gastronômico de Búzios -

Rio - Amantes da boa mesa têm bons motivos para visitar as cidades de Armação dos Búzios, Teresópolis e Paraty. É o que os três municípios preparam eventos culinários de dar água na boca, com receitas caprichadas e preparadas especialmente por chefs renomados são, respectivamente, o Festival Gastronômico de Búzios, Festival Gastronômico da Colonização Inglesa de Teresópolis e o Festival do Camarão da Ilha do Araújo .

Na Região dos Lagos, a pedida vai ser o Festival Gastronômico de Búzios. Em sua 17ª edição, o evento está programado para acontecer nos dois primeiros fins de semana do mês de julho entre os dias 6 a 8 e também de 13 a 15. No total, serão 80 restaurantes participantes em toda a cidade. Todos os estabelecimentos vão prestar homenagem ao chef Nélson Ramos Filho, o Nelsinho. As entradas e sobremesas vão custar R$ 15 e os pratos principais sairão a R$ 22.

De acordo com a organização, o Festival Gastronômico de Búzios vai ser realizado em diferentes pontos do município. No Centro, as degustações serão às sextas e sábados, de 19h à meia-noite, na Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias e na Orla Bardot. Na Praia dos Ossos, o evento será nas tardes de sábado e domingo, de 14h até às 21h, na Lagoa dos Ossos e na Praça dos Ossos. Já em Manguinhos, 15 restaurantes do Complexo Gastronômico Porto da Barra vão funcionar às sextas e sábados, das 19h à meia-noite.

"O festival apresenta uma grande variedade de pratos, sabores, aromas e texturas, mas as receitas são calibradas nos frutos do mar. Além do capricho na escolha do cardápio e na preparação dos pratos, a decoração das mesas é um capítulo à parte e encantará os visitantes", avisa o organizador e criador do festival, Gil Castelo Branco.

REGIÃO SERRANA

Outra atração que promete agradar aos apaixonados pela culinária caprichada é a primeira edição do Festival Gastronômico da Colonização Inglesa de Teresópolis. Uma iniciativa do Polo Teresópolis Gastronomia, Cultura e Turismo, fruto de uma ação do Programa Sebrae na Mesa, do Sebrae/RJ, o evento vai ser realizado entre os dias 6 e 29 de julho. Serão vinte e um os estabelecimentos participantes.

Os restaurantes, por sinal, vão preparar pratos e sobremesas inéditos, que levem um toque inglês em suas receitas. O objetivo é homenagear o português, de origem inglesa, George March, grande proprietário de terras e comerciante de Teresópolis. E, além das diversas iguarias, a primeira edição do Festival Gastronômico da Colonização Inglesa também contará com outras atrações.

Estão agendadas também exposições e shows sobre a origem inglesa e sua influencia nos costumes do município da Região Serrana. "O Polo Teresópolis vai resgatar com orgulho a vocação da cidade para contar a historia dos ingleses que escolheram a cidade para criar comida de verdade e receber bem", destaca a empresária Elizabeth Mazzi, do restaurante Manjericão.

COSTA VERDE

Em Paraty está programada a 25ª edição do Festival do Camarão da Ilha do Araújo. O evento vai acontecer nos dias 30 de junho e 1° de julho sempre a partir das 11h30. No cardápio, receitas variadas, com casadinhos, empanado, camarão à paulista, pastéis, bobó e estrogonofe, entre outras iguarias. Haverá ainda exposição de artesanato e shows musicais. Os barcos para a Ilha do Araújo vão sair diariamente, às 11h, do cais da Praia Grande.

Sons e sabores em Cavaleiros

Cerveja, gastronomia e música vão tomar conta da orla da Praia de Cavaleiros, em Macaé. Nos dias 29 e 30 de junho acontecerá nova edição do Stand Beer n'Roll. Estão confirmadas as presenças de diversas cervejarias artesanais e estandes de comida, além de shows do grupo Vinil Seletores Universais e da dupla Flávia Duboc & Alexandre Silva (sexta), e das bandas Pressura e Mustang Velho (sábado) nos intervalos, DJs.

"Estamos preparando um cardápio de opções do polo para que o público possa harmonizar com os cerca de 20 estilos que estarão nas torneiras das cervejarias. A animação, infraestrutura e a segurança, para comodidade e conforto estará garantida", destaca Vitor Neves, presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros.

Galeria de Fotos

17º Festival Gastronômico de Búzios FOTOS Divulgação
17º Festival Gastronômico de Búzios Divulgação/Fabio Rossi
Festival Gastronômico da Colonização Inglesa de Teresópolis Divulgação
Festival Gastronômico da colonização Inglesa de Teresópolis Divulgação
17º Festival Gastronômico de Búzios. Nhoque ao leite de coco, espinafre e salmão Divulgação/Fabio Rossi
17º Festival Gastronômico de Búzios Divulgação/Fabio Rossi
Festival Gastronômico da Colonização Inglesa de Teresópolis Divulgação

Comentários

Últimas de O Dia no Estado