Café em Varre-Sai - Divulgação/Silaine Terra
Café em Varre-SaiDivulgação/Silaine Terra
Por O Dia

Rio - Varre-Sai se prepara para colheita recorde de café. Maior produtora do grão no Estado do Rio, a cidade do Noroeste Fluminense deverá ter safra de aproximadamente 106 mil sacas crescimento de quase 30% em relação ao ano passado, quando foram mais de 82 mil sacas. A produção em 2018, por sinal, deverá movimentar cerca de R$ 46 milhões na economia do município.

A colheita recorde tem lá sua razão de ser. De acordo com levantamento do Ministério da Agricultura, Varre-Sai registrou um crescimento de 4% na área plantada. Atualmente, são 4.660 hectares de café, representando cerca de 20% de toda área rural da cidade, que é de 21.400 hectares.

"O acréscimo da área plantada de café está ligado ao fato do produtor estar acreditando no melhor preço do café. Os números estão confirmando uma boa safra, tendo em vista as condições climáticas na época da formação e granação dos frutos", destaca José Ferreira Pinto, presidente da Cooperativa de Café do Norte Fluminense Ltda (Coopercanol).

Ainda segundo ele, além do aumento da produção, os agricultores de Varre-Sai também têm trabalhado na melhoria da qualidade do café, que tem preço da saca mais elevado. "Há uma preocupação do produtor em alcançar esse nível de bebida, até pelo valor que costuma ser 35% mais alto que o café tradicional", garante José Ferreira Pinto.

Os agricultores não têm do que reclamar. O produtor Jorge Luís Pupo de Freitas, por exemplo, pretende expandir a produção em 2018. Com cerca de 10 hectares de café, o proprietário do Sítio Macuco espera colher cerca de 350 sacas no ano passado, a produção foi de 200 sacas. "Acho interessante mexer com café, pois dá um bom resultado. Para a gente que trabalha na roça, não há atividade melhor", vibra.

Atualmente, Varre-Sai conta com um total de 650 propriedades rurais, tendo o café como principal cultivo. A produção chega a empregar até três mil pessoas durante a colheita, o que representa cerca de 25% da população da cidade do Noroeste Fluminense. 

Você pode gostar
Comentários