Conservatória terá a primeira edição da Mostra Sonora, com teatro, música e até carnaval fora de época - Divulgação
Conservatória terá a primeira edição da Mostra Sonora, com teatro, música e até carnaval fora de épocaDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio- Já sabe o que fazer no feriadão do Dia da Independência? Pois a programação em algumas cidades do Estado do Rio está bem diversificada. Entre as atrações, festivais de música e gastronomia, espetáculos de dança e de teatro, feira de descontos e até mesmo carnaval fora de época. Basta se programar e escolher a melhor opção.  

Na Região Serrana, Petrópolis terá a segunda edição da Oktoberfest Imperial, que acontecerá entre os dias 6 e 9, e entre 14 e 16 de setembro, no Parque Municipal de Itaipava. Com entrada gratuita, o evento reunirá diversas marcas de cerveja locais, inclusive artesanais, gastronomia alemã, parque de diversões e shows. "Esperamos superar o sucesso do ano passado. Por isso, a ampliação do evento e novidades na programação", destaca Rodrigo Duarte, um dos organizadores.

Em Conservatória, a dica é a primeira edição da Mostra Arte Sonora, de 7 a 9 de setembro. Idealizado pela cantora Juliana Maia, o evento vai reunir oficinas de circo e origami, teatro, apresentação de tambores japoneses (Taiko) e shows musicais. As atrações serão na Praça Matriz e no Teatro Sonora. Haverá ainda desfile do Bloco da Carmen Miranda, que vai percorrer as ruas do Centro Histórico. "Será um verdadeiro circo a céu aberto. Teremos pernas de pau, banda marcial e diversos artistas da região. Reviveremos ainda o carnaval de rua em um ambiente seguro e intimista", avisa Juliana Maia.

Na cidade de Cachoeiras de Macacu, o feriado vai ser bem musical. De 7 a 9 de setembro acontecerá o II Serra Folk Festival, na Praça Boca do Mato. Evento homenageará a cantora Cátia de França, um dos símbolos da música folclórica do Brasil a paraibana vai se apresentar no sábado, dia 8. Haverá ainda outros 19 shows, com mais de 40 artistas, além de feira de artesanato e produtos orgânicos e praça de alimentação. O Serra Folk é gratuito.

OPÇÕES VARIADAS

Na Região dos Lagos, o Rio das Ostras Outlet, que chega à oitava edição e vai reunir um total de 70 lojas de roupas, sapatos e acessórios , que vão oferecer descontos de até 70% de descontos. Estão programados ainda shows à noite. A entrada é gratuita e o evento acontecerá de 6 a 9 de setembro, das 14 às 23 horas, em frente à entrada de Costazul.

Ainda na Região dos Lagos, uma dica é o Praia Motofest, em Arraial do Cabo. Evento será de 7 a 9 de setembro no Parque Público Municipal, na Prainha. Na programação, shows de várias bandas de rock e blues, além de apresentações de manobras radicais. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Perto dali, Búzios vai comemorar o feriado do Dia da Independência com a Feira Nordestina. Evento vai ser na Praça do Inefi, na Rasa, e estão programados os shows da Banda Rabuja (dia 7) e o grupo Korda Solta (8 de setembro). Evento é gratuito.

PROGRAMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO CONSERVATÓRIA

7/9 (Praça da Matriz)