Capital estadual da cerveja, Petrópolis atrai amantes da bebida

Visitas guiadas são opção de passeio na cidade. Feridão terá dois eventos cervejeiros

Por RODRIGO TEIXEIRA

Pioneira no Brasil, a Cervejaria Bohemia foi fundada em 1853
Pioneira no Brasil, a Cervejaria Bohemia foi fundada em 1853 -

Rio - Capital da cerveja no Estado do Rio, Petrópolis é destino obrigatório para os apaixonados pela bebida. No feriadão do Dia da Independência, aliás, a cidade terá dois eventos importantes Petrópolis Beer Festival, no Palácio de Cristal, e Oktoberfest Imperial, no Parque de Itaipava. Mas quem quiser conhecer mais de perto a produção cervejeira da cidade, vale visitar uma das oito fábricas. Entre elas, a Cervejaria Bohemia, que recebe cerca de três mil visitantes por fim de semana.

Na antiga fábrica da Cervejaria Bohemia, de 1853, os visitantes descobrem os caminhos que a cerveja tomou ao longo da história. No tour, a viagem ao universo da bebida começa na Suméria (no Oriente Médio), região de origem da bebida. "Nossa visitação é realmente uma experiência muito educativa. Somos a primeira cervejaria do Brasil. Mais que um museu da cerveja, aqui se adquire conhecimento cervejeiro", afirma Thiago Taboada, gerente do Complexo de Entretenimento Cervejeiro da Cervejaria Bohemia.

Painéis explicam também a evolução da cerveja, até ela ganhar a aparência e sabor atuais. Túneis levam os visitantes a conhecer o processo de produção e tomar conhecimento dos ingredientes necessários para a fabricação da bebida. Além do tour, há uma loja onde é possível encontrar rótulos especiais da Bohemia, além de camisetas, bonés e acessórios. O local ainda tem um bar e restaurante.

"Recentemente estive na Europa e pude acompanhar um tour cervejeiro por lá e o nosso aqui do Brasil está à altura. Nota dez a infraestrutura. Sou de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e em visita a Petrópolis não pude deixar de conferir essa maravilha. Eu, minha esposa e meus filhos vamos levar isso na lembrança", conta o médico Marcos Gonçalves.

FERIADÃO

No feriado do Dia da Independência, o bar contará com a promoção 'Sexta é Nossa'. Nela, na compra de cinco cervejas, a sexta sai de graça. O Complexo de Entretenimento Cervejeiro da Cervejaria Bohemia fica na Rua Alfredo Pachá, 166, no Centro. O funcionamento é de terça a quinta (das 12h às 17h). Sextas, domingos e feriados é de 10h às 17h. Sábado, de 10h às 18h. Os ingressos saem a R$ 36 (inteira) e R$ 18 (meia, válida para estudantes e pessoas com 60 anos ou mais, mediante comprovação. Menores de 18 anos não pagam, porém só podem realizar a visita acompanhados dos responsáveis legais. Para mais informações, basta ligar para o número (24) 2020-9050.

Comentários

Últimas de O Dia no Estado