Aluno agride professor, rasga provas e quebra o quadro na sala de aula

Cenas foram gravadas e viralizaram. O mestre pediu demissão, mas diz que não desiste da Educação

Por WILSON AQUINO

O professor Thiago Santos, agredido por aluno em Rio das Ostras
O professor Thiago Santos, agredido por aluno em Rio das Ostras -

Rio - O aluno de uma escola pública de Rio das Ostras, município da Região dos Lagos, humilhou e chegou atirar um objeto contra um professor em plena sala de aula, quando o mestre tentava aplicar uma prova. Os colegas não participaram das ofensas, mas ficaram rindo e incentivando o aluno a prosseguir com as agressões.

A conduta desrespeitosa do estudante, que tem 16 anos e cursa o Ensino Fundamental, foi gravada e o vídeo viralizou na internet. Em entrevista aos telejornais da Rede Globo, o professor de Português Thiago Santos, disse que desde fevereiro, quando começou a lecionar no Ciep Mestre Marçal, localizado no Jardim Campomar, em Rio das Ostras, vem sendo insultado pelos alunos em sala de aula.

"Já me queixei várias vezes à direção do Ciep, mas nada foi feito", reclamou o professor, afirmando que pediu demissão. A Secretaria de Educação de Rio das Ostras, em nota, alegou que "só foi informada da ocorrência no dia 18, quando o professor relatou o fato e requereu mudança de turma, porém, manifestando o desejo de continuar na escola". O vídeo mostra o aluno arremessando uma pochete contra o professor, que estava de costas escrevendo na lousa.

O mestre questiona se a intenção era atingi-lo e outro aluno responde: "'Peraí' que agora vai acertar". Em seguida, o aluno joga novamente a pochete que atinge o quadro, que o próprio aluno depreda em seguida. O jovem também tenta destruir as provas dos colegas e quando rasga uma folha, outro aluno debocha: "Aí, professor, acabou a prova!". As imagens mostram ainda que um dos jovens chega a empurrar o professor exigindo que a porta ficasse aberta.

Nesta quinta-feira, um novo vídeo foi gravado, supostamente pelo aluno agressor. Ele faz um pedido de desculpas. "Pô, mano, vim aqui falar sobre o bagulho lá da escola. Ninguém é perfeito, tá ligado? Todo mundo já teve um momento assim de criança, de fazer o bagulho no embalo. Queria pedir desculpa pelo acontecido pelo fato de ter feito o que eu fiz na sala de aula, ter tacado o objeto, não no professor, mas no quadro que quase pegou nele".

Ameaças

A Prefeitura de Rio das Ostras informou que vai remanejar o professor, além de lhe oferecer orientação jurídica e apoio psicológico. "Quanto aos alunos, foram tomadas as medidas disciplinares cabíveis, todas de acordo com a legislação federal e o regimento escolar".

O professor afirmou que está com medo, porque chegou a receber ameaças de morte. Mas continua acreditando que só a Educação pode transformar a vida dos alunos daquela turma. "Por mais que eu esteja ferido e sem forças, continuo acreditando. Eu saí chorando, porque amo estar em sala de aula. E saí frustrado, por não ter conseguido mudar aquela situação", chegou a declarar o professor em redes de TV.

Treinamento específico

Duzentos gestores de escolas públicas da Zona Oeste estão sendo treinados para lidar com o ambiente agressivo através do diálogo e da escuta. O programa é do Laboratório de Convivência e secretarias Estadual e Municipal de Educação. Através do "justiça restaurativa", professores de Santa Cruz, um dos bairros com menores IDH do estado, estão aprendendo a driblar as adversidades.

Gestores de colégios públicos de Santa Cruz são treinados para lidar com conflito no ambiente escolar - DIVULGAÇÃO

Um aluno que tentou disparar na cabeça de colega em sala de aula, no Rio, também chamou atenção esta semana. Irritado porque a arma falhou, deu coronhadas na vítima.

Galeria de Fotos

O professor Thiago Santos, agredido por aluno em Rio das Ostras REPRODUÇÃO
Professor Thiago Santos, agredido por alunos em Rio das Ostras REPRODUÇÃO
Professor Thiago Santos, agredido por alunos em Rio das Ostras REPRODUÇÃO
Gestores de colégios públicos de Santa Cruz são treinados para lidar com conflito no ambiente escolar DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas de O Dia no Estado