Peça 'A Estrela Dalva' faz passeio pela cultura popular brasileira - Divulgação
Peça 'A Estrela Dalva' faz passeio pela cultura popular brasileiraDivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - O Sesc e o Senac RJ vão levar para a Região Serrana o projeto Natal É A Gente Que Faz. No total, mais de 200 atrações, com espetáculos teatrais, artes visuais, música, literatura e oficinas. O evento começa no próximo sábado e seguirá até 6 de janeiro de 2019. Toda a programação é gratuita ou com ingresso solidário, trocado por alimentos não perecíveis que serão doados ao programa Mesa Brasil Sesc.

A programação teatral terá mais de trinta espetáculos. Entre eles, a peça 'Estrela Dalva', o infantil 'Belinha e sua Malinha' e 'Se as Coisas Fossem Mães' com marionetes e bonecos , além de 'Elizeth, A Divina', que retrata a vida e a carreira da cantora Elizeth Cardoso. 

Além de teatro, o projeto contará também com uma série de oficinas gratuitas de decoração e gastronomia para o Natal. De 13 e 15 de dezembro estão programadas aulas de arranjos florais natalinos e de panetone e chocotone, entre outras.

Já a programação musical está bem recheada. Em Teresópolis, a música vai tomar conta da Praça Olímpica, no sábado, com o show 'Os filhos dos Caras', que reúne Wilson Simoninha e Max de Castro (filhos de Wilson Simonal) e Luciana (filha de Jair Rodrigues). No domingo, no mesmo local, 'O Grande Encontro', com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença.

Em Petrópolis, o Sesc Quitandinha receberá apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no sábado e no domingo, às 20h. Na Praça da Liberdade, no Centro, também no sábado, a Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí. Já no Sesc Nogueira, no mesmo dia, show do cantor Geraldo Azevedo.

Já em Nova Friburgo, no dia 14 de dezembro está programada a apresentação da cantora Elba Ramalho. O show será na quadra do Sesc Nova Friburgo e contará com entrada solidária ou seja, de 3 três quilos de alimentos. No dia seguinte será a vez do grupo Versátil Duo, que fará show às 19h30. Em seguida, a banda 14 Bis, às 21h. 

Folia de Reis

A programação do Natal É A Gente Que Faz contemplará também a Folia de Reis. Na Praça Dermeval Barbosa Moreira, em Nova Friburgo, vai ser palco da Folia do Divino Santo Reis, dia 15, com apresentação da Cia. Carroça de Mamulengos, inspirada nos reisados do Cariri. No dia seguinte, o espetáculo 'É Tempo de Reisado'.

Em Teresópolis, de 28 de dezembro a 6 de janeiro, a Folia de Reis Estrela Marte do Oriente (Mottas) e a Folia de Reis Estrela Guia (Cruzeiro), ambas da cidade. Já em Duas Barras, a programação começa com oficinas no dia 18 de dezembro e termina com encontro de folias no dia 6 de janeiro. A programação completa pode ser conferida no www.natalsescsenac.com.br.

"A proposta busca abarcar manifestações artísticas que vão além dos tradicionais símbolos natalinos, expandindo o sentido alegórico do evento, mas mantendo sua essência de comunhão, congraçamento e união entre os povos", destaca Alemberg Quindins, gerente de Cultura do Sesc RJ. 

 

Você pode gostar
Comentários