Paraty lança calendário de eventos

Estão confirmadas mais de 20 atrações, entre festivais culturais e festas religiosas

Por LUIZ ALMEIDA

Arquitetura colonial da cidade da Costa Verde vai servir de cenário para diversas atividades culturais
Arquitetura colonial da cidade da Costa Verde vai servir de cenário para diversas atividades culturais -

Rio - Um dos principais destinos turísticos do Estado do Rio, Paraty acaba de divulgar o calendário de eventos de 2019. No total, a cidade contará com mais de 20 atrações ao longo do próximo ano. Estão programados festivais gastronômicos, musicais e de cinema, além de festas religiosas e literária, entre outras.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Nilo Sergio Felix, o lançamento antecipado do calendário é uma ferramenta capaz de incrementar ainda mais o setor turístico das cidades.

"O turismo possui uma importância vital na economia de muitos municípios e os eventos ajudam a alavancar esses números. Por isso, a elaboração de um calendário é algo primordial, uma vez que ajuda a motivar e orientar os turistas, em especial, em épocas de grandes movimentos", destaca. 

Para os meses de janeiro e fevereiro, Paraty vai promover o projeto Viva Verão, com diversos shows ao ar livre. Ainda em fevereiro, a festa de comemoração dos 352 anos da cidade, que acontecerá no dia 28, com apresentação especial da Banda Santa Cecília. Já entre 1º e 5 de março, o Carnaval vai tomar as ruas do Centro Histórico. 

Em abril, a praia do Pouso da Cajaíba vai receber a 14ª edição do Fest Juá, inusitado campeonato de futebol caiçara que vai reunir seis equipes da zona costeira da cidade. As partidas acontecem na areia e, com a maré alta, os jogadores precisam ter ainda mais técnica para os dribles e transpor também as ondas. 

Um dos destaques do mês de maio será o Bourbon Festival Paraty. O evento vai receber nomes consagrados da música brasileira e internacional, que se apresentarão gratuitamente em diversos pontos do Centro Histórico. Outra atração é a tradicional Festa do Divino, que reúne religiosidade e cultura. 

Em junho, com a chegada do defeso do camarão, os pescadores da Ilha do Araújo vão promover o Festival do Camarão, que serve para angariar recursos para a Festa de São Pedro e São Paulo. Julho é o mês da badalada Flip. Em 2019, a Festa Literária Internacional de Paraty homenageará Euclides da Cunha.

Cachaça e fotografia

Agosto é o mês do tradicional Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, evento que reúne produtores da bebida e artistas locais. Em setembro acontecerá o Paraty em Foco, festival internacional de fotografia, com exposições e workshops, e o Festival Aves de Paraty.

Shows de música e sessões de cinema vão invadir o Centro Histórico com o Mimo Festival, que vai ser realizado em outubro. No mesmo mês, a Folia Gastronômica, que vai apresentar mais uma vez os sabores da gastronomia caiçara. Por fim, novembro contará com três eventos. Um deles é a Festa de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade. Em seguida, o ÀWA  Festival Sesc de Cultura Negra e o Encontro da Cultura Negra. 

Galeria de Fotos

Arquitetura colonial da cidade da Costa Verde vai servir de cenário para diversas atividades culturais Divulgação
Festivais de música prometem agitar Paraty Divulgação
Festa do Divino, em Paraty Divulgação

Comentários

Últimas de O Dia no Estado