Tradicional iguaria alemã, a cuca ganhou receita com toque brasileiro - Divulgação
Tradicional iguaria alemã, a cuca ganhou receita com toque brasileiroDivulgação
Por O Dia

Rio - O Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis deu o primeiro passo para tornar o DeutchesBrot — pão alemão — e a Kuchen — cuca — patrimônios imateriais. O órgão acaba de aprovar o tombamento das duas tradicionais iguarias, que chegaram à cidade com os colonos alemães a partir de 1845. Agora, o Iphan vai apreciar o projeto.

O pedido de tombamento foi elaborado por entidades ligadas aos descendentes de alemães e tem como objetivo preservar e reconhecer o valor histórico e cultural das duas iguarias. A medida visa ainda fomentar o desenvolvimento econômico e turístico.

Para Renato Winter, responsável pela iniciativa de tombamento juntamente com entidades petropolitanas, a aprovação vai valorizar ainda mais os dois quitutes. "A cuca e o pão alemão são muito importantes para a história de Petrópolis", destaca.

Introduzidos com a chegada dos colonos alemães, a cuca e o pão caíram nas graças dos petropolitanos. A cuca — farinha de trigo, açúcar, ovo, manteiga, fermento e sal — teve o recheio adaptado ao Brasil e leva banana e coco — na Alemanha é com cereja e maçã. O pão, no entanto, mantém a receita original, com farinha de trigo, banha, açúcar, sal, fermento e água.

Você pode gostar
Comentários