Cidades celebram a água

Palestra, passeio ciclístico e plantio de mudas para comemorar Dia Mundial da Água

Por LUIZ ALMEIDA

Em Macaé, praticantes de esportes náuticos estarão no Rio Macaé
Em Macaé, praticantes de esportes náuticos estarão no Rio Macaé -

Rio - O Dia Mundial da Água — comemorado em 22 de março — vai ser celebrado em várias cidades do Estado do Rio. Item de fundamental importância para a vida no planeta, a água será tema de diversas atividades nos municípios fluminenses. Na programação estão previstas palestras, mesas redondas e exibição de curta-metragem, além de plantio de mudas de árvores nativas e passeio ciclístico. 

Em Búzios, alunos da rede municipal de ensino vão plantar, hoje, cerca de duas mil mudas de espécies nativas no Mangue de Pedras. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Pesca e de Educação, Ciência e Tecnologia, e a Prolagos. O objetivo é conscientizar os estudantes e moradores da cidade sobre a importância da água para a continuidade da vida do mangue.

Já em Cabo Frio, as margens do Rio Gargoá, no distrito de Tamoios, vão receber, amanhã, uma ação de plantio de árvores nativas. O objetivo é a preservação da mata ciliar, formando uma barreira de proteção da área, que tem sofrido atualmente com a ocupação irregular de terras.

"Escolhemos o plantio para comemorar o Dia Mundial da Água para podermos repassar à população a importância que as matas ciliares têm para os cursos d'água e para a sua preservação", destaca o coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mario Flavio Moreira.

Em Macaé, o Parque Atalaia terá, amanhã, a partir das 9h, mesa redonda sobre o tema 'Conservação dos Recursos Hídricos'. Às 14h, coleta de água na Trilha das Ruínas. Frascos com a água coletada no curso do Rio Macaé serão comparados à água do próprio Parque Atalaia. 

No domingo, a partir das 9h, será promovida uma descida de 25 quilômetros pelo Rio Macaé. Organizado pelos clubes Nativa Rafting e Macaloha, o evento vai reunir esportistas náuticos de diversas modalidades — eles descerão o rio em caiaques, pranchas de stand up e canoas.

Teresópolis vai comemorar a data amanhã com caminhada pela preservação do Rio Paquequer, exibição do curta-metragem 'Paquequer que te quero vivo' (será no auditório da Universidade Estácio de Sá, na Várzea) e um mutirão de limpeza da Praça Olímpica Luís de Camões, também na Várzea. Haverá ainda plantio de mudas de árvores e palestra sobre as consequências do lixo nos rios, além de mesa redonda. Atividades começarão a partir das 8h.

Na região da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, 18 municípios vão participar da segunda edição do Pedal Pelas Águas. Organizado pelo Comitê Médio Paraíba do Sul, em parceria com as prefeituras, o passeio ciclístico acontecerá nos dias 23 e 24 — também estão previstas caminhadas, doação e plantio de mudas, e sorteio de brindes. Para participar, basta se inscrever no link https://bit.ly/2BrOK95. 

 

Galeria de Fotos

Em Macaé, praticantes de esportes náuticos estarão no Rio Macaé Guga Malheiros/DIVULGAÇÃO
Trilha das Ruínas será realizada no Parque Atalaia Rui Porto Filho
Pedal Pelas Águas acontecerá em 18 cidades da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Divulgação

Comentários