Cidades encenarão vida de Cristo - divulgação
Cidades encenarão vida de Cristodivulgação
Por LUIZ ALMEIDA

Rio - A Semana Santa no Estado do Rio vai ser celebrada com fé, cultura e diversão. Na programação do feriadão — entre os dias 19 e 21 de abril — estão previstas as tradicionais encenações da Paixão de Cristo — haverá ainda missas e procissões —, além de campeonatos esportivos, festivais gastronômicos e shows.

Em Barra Mansa, a 36ª edição da Paixão de Cristo acontecerá em dois locais diferentes — ambos na Sexta-Feira da Paixão, dia 19. Pela manhã, às 7h, a apresentação será na Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Vista Alegre. À tarde, às 16h, será na Praça Pichu, no distrito de Rialto.

"Todo o distrito se mobiliza e recebe a visita de pessoas de várias cidades. Quem realiza são amadores, não são atores profissionais, o que deixa a encenação ainda mais próxima de quem assiste, porque dá pra perceber que quem está em cena, faz por amor", destaca Marcelo Bravo, presidente da Fundação Cultura Barra Mansa.

Além de Barra Mansa, outras cidades do Estado do Rio também vão celebrar a Semana Santa com a apresentação da Paixão de Cristo. Em Valença, a encenação será na Catedral de Nossa Senhora da Glória. Em seguida, haverá a Procissão do Senhor Morto. Já em Angra dos Reis, o espetáculo será na Igreja do Carmo e também contará com Procissão do Senhor Morto.

Na Região Serrana, entre 19 e 21 de abril vai acontecer o Festival de Café de Petrópolis, que vai reunir programação cultural, palestras e gastronomia no Palácio de Cristal. Gratuito, o evento terá cerca de 40 expositores de diversos ramos de atividades — haverá diversos tipos de café e iguarias que combinam com a bebida, além de chope e chocolates feitos com café.

Em Búzios, a Semana Santa contará com a tradicional Paixão de Cristo e também com shows musicais. A encenação, que retrata a vida de Jesus Cristo, ocorrerá no dia 19, às 18h, na Praça Santos Dumont, no Centro, e vai reunir 150 atores. Já a Praia de Geribá será palco do Búzios Sunset, onde vão se apresentar Jota Quest (dia 18), Blitz (dia 19) e Toni Garrido (dia 20), sempre às 18h.

Outra atração de Búzios durante a Semana Santa será o Campeonato Brasileiro ABVO de Veleiros do Oceano. A competição, que acontecerá entre 18 e 21 de abril, vai reunir barcos das categorias ORC (Offshore Racing Council) e IRC (International Rating Certificate).

No Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes terá programação variada durante a Semana Santa, dentro do Festival de Outono. Entre as atividades, gastronomia, shows e campeonato de surfe, além da tradicional encenação da Paixão de Cristo. Esta, por sinal, voltará a ser apresentada na Praça do Santíssimo Salvador, em frente à Catedral — será no dia 19, às 20h30.

Já a Praia do Farol vai receber a segunda etapa do Farol Surf Classic e também shows de música — entre os dias 19 e 21. Outra atração é 1º Circuito Gastronômico de Farol, que contará com a participação de doze restaurantes da cidade — todos vão oferecer pratos com frutos do mar, de 15 a 23 de abril. Já nos dias 20 e 21, a Cidade da Criança receberá o 1º Festival de Chocolate.

"O Festival de Outono vai repetir o sucesso desse verão e do Carnaval. Outros mais virão ao longo do ano", avisa Fabiano Gomes, superintendente adjunto de Entretenimento e Lazer.

Você pode gostar
Comentários