Programa Fortalecendo Trajetórias está com 160 vagas para alunos   - divulgação
Programa Fortalecendo Trajetórias está com 160 vagas para alunos divulgação
Por O Dia
Rio - O projeto Fortalecendo Trajetórias, do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), está com inscrições abertas para curso de qualificação escolar para alunos da rede pública de ensino das cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. Para concorrer é preciso se inscrever até dia 19 de junho, ter entre 13 e 15 anos e estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. São 126 vagas.  
Criado em 20105, o Fortalecendo Trajetórias é um curso preparatório e faz parte do programa #TamoJunto 9º ano. Este tem como objetivo articular ações com foco na ampliação de oportunidades educacionais de adolescentes em fase de transição para o Ensino Médio. 
Publicidade
Na primeira fase do Fortalecendo Trajetórias, o objetivo é o reforço escolar. Nesta etapa, os alunos participam de curso preparatório de Língua Portuguesa e Matemática, tendo como foco nos exames de instituições públicas como o colégio Pedro II, Faetec e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Além disso, serve de processo seletivo para a segunda fase do projeto, que é o acompanhamento no Ensino Médio.
Na segunda etapa, os estudantes recebem acompanhamento durante o Ensino Médio e onde os alunos recebem bolsas de estudos que cobrem matrículas e mensalidades escolares, apoio financeiro para transporte, uniforme e material escolar, livros e alimentação, e acompanhamento pedagógico e social. 

O edital do processo seletivo está no site do IJCA (www.ijca.org.br). Aqueles que se enquadrarem nos critérios estabelecidos devem imprimir a ficha de inscrição e entregar, juntamente com os demais documentos solicitados, na sede do instituto — Rodovia Amaral Peixoto, 2504, em Niterói.