Prefeitura de Niterói assume Cinema Icaraí

Município projeta investimentos de R$ 45 milhões na reforma do espaço, que será a nova sede da Orquestra Sinfônica Nacional

Por O Dia

Obras devem começar no segundo semestre deste ano. Cessão do espaço para município é de 40 anos
Obras devem começar no segundo semestre deste ano. Cessão do espaço para município é de 40 anos -
Rio - Martelo batido. A Prefeitura de Niterói é a nova responsável pela administração do antigo Cinema Icaraí. O cessão do espaço para uso do município é de 40 anos. De acordo com convênio assinado com a Universidade Federal Fluminense (UFF), estão previstos investimentos de R$ 45 milhões na restauração e reforma do prédio. As obras estão previstas para começar no segundo semestre.
Segundo a prefeitura, a reforma do Cinema Icaraí prevê a recuperação total do telhado (laje, madeiramento, telhas e calhas) e revitalização das fachadas, com recomposição do modelo original. Também serão restaurados pisos, paredes e tetos do interior do prédio, e as esquadrias. A obra ainda vai recuperar as instalações elétricas, hidráulicas e de transmissão de dados.
Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico de Niterói, o Cinema Icaraí vai ser usado para diversos fins culturais a serem definidos. Porém, já está acertado que o imóvel também será utilizado como sede da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN), que terá, além de um palco para ensaio dos músicos, espaço guardar de seus instrumentos e partituras.
Para o diretor do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman, a revitalização do espaço será importante passo na recuperação de um patrimônio histórico. "É muito importante termos a recuperação de um patrimônio como o Cinema Icaraí, com um resedenho, uma nova identidade, com um espaço destinado para a OSN, que também é um patrimônio, a principal orquestra do país", destaca.
O termo de cessão do Cinema Icaraí para a Prefeitura de Niterói, contudo, prevê que o município conclua a obra do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (Iacs), da UFF, no Campus do Gragoatá. A futura instalação vai abrigar os cinco departamentos e aproximadamente 3,5 mil alunos do Iacs.
Tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico de Niterói, o Cinema Icaraí foi construído entre as décadas de 1930 e 1940, em estilo art déco. Em 2006, o espaço encerrou as atividades. Na época, era administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro. Após desapropriação, imóvel foi incorporado ao patrimônio da UFF. 
 

Galeria de Fotos

Obras devem começar no segundo semestre deste ano. Cessão do espaço para município é de 40 anos Leonardo Simplício/divulgação
Prefeitura de Niterói assume administração do Cinema Icaraí Leonardo Simplício/divulgação

Comentários