Festa do colono terá desfiles pelas ruas do Centro Histórico e comidas típicas, entre outras atrações - Divulgação
Festa do colono terá desfiles pelas ruas do Centro Histórico e comidas típicas, entre outras atraçõesDivulgação
Por O Dia
Rio - Petrópolis vai celebrar a cultura e a gastronomia da Alemanha. Desta sexta-feira até o dia 30 de junho será realizada a trigésima edição da Bauernfest. A tradicional festa do colono alemão acontecerá em três diferentes pontos turísticos da cidade — Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde Mauá. O evento é gratuito.
Principal festa do calendário de eventos de Petrópolis, a Baurnfest promete reunir extensa programação cultural, com shows de música e espetáculos de teatro. Também haverá atividades infantis, jogos germânicos e concursos, além, é claro, da gastronomia típica e cerveja.
Publicidade
"Montamos uma programação intensa para valorizar a cultura germânica na nossa cidade, com a maior parte da programação feita por artistas petropolitanos. São diversas atividades ao longo dos 16 dias de festa", avisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio. 
No primeiro e no último domingo da Bauernfest estão previstos os desfiles folclóricos com as famílias de descendentes — acontecerão pela manhã — pelas ruas do Centro Histórico. Já no primeiro e no último sábado são realizados, à noite, os Desfiles das Lanternas. Haverá ainda o concurso de chope a metro, que será diário, exceto na abertura da festa. Outro atrativo são os Jogos Germânicos, na Praça da Liberdade, para adultos e crianças.
Publicidade
Nos jardins do Palácio de Crista ficará o palco Koblenz. Nele, vão acontecer as apresentações de diversos grupos folclóricos locais e de outros estados. Entre eles, a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (Agfap); o Mosel Volkstänze de Petrópolis; Grupo Folclórico Germânico Bergstadt e dos convidados Tanzen Macht Freunde de Lajeado e o Grupo Folclórico Teutônia, de Blumenau. 
"A expectativa é muito boa e os grupos estão empenhados para fazer a melhor Bauernfest dos últimos anos. Tivemos uma grande procura por grupos de fora da cidade, o que mostra que a festa está crescendo cada vez mais", destaca a presidente da Agfap, Isis Barreto Sader.
Publicidade
A gastronomia alemã, por sua vez, também não vai ficar de fora. Durante a festa, vai ser possível apreciar iguarias como salsichões, joelho de porco, goulash, linguiças e presuntos, além da tradicional sopa de couve-flor. Entre as sobremesas, o strudel, a cuca e a torta alemã.
Rótulos locais
Publicidade
Durante os fins de semana da Bauernfest, a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) vai abrigar o Espaço Biergarten. Nele, petropolitanos e turistas poderão conferir a culinária alemã e brasileira, com food trucks variados, além das principais cervejarias de Petrópolis. Também estão programadas uma série de shows.
"Quem for ao Biergarten vai encontrar diversos estilos musicais e não apenas as bandas de músicas alemãs. Turistas de todo o país que vierem ao evento poderão conhecer nossos rótulos, degustar nossas cervejas e gastronomia", avisa José Renato Romão, da Associação das Microcervejarias de Petrópolis.