Petrópolis vira capital da Alemanha

Cidade realiza trigésima edição da Bauernfest e celebra a cultura germânica

Por O Dia

Festa do colono terá desfiles pelas ruas do Centro Histórico e comidas típicas, entre outras atrações
Festa do colono terá desfiles pelas ruas do Centro Histórico e comidas típicas, entre outras atrações -
Rio - Petrópolis vai celebrar a cultura e a gastronomia da Alemanha. Desta sexta-feira até o dia 30 de junho será realizada a trigésima edição da Bauernfest. A tradicional festa do colono alemão acontecerá em três diferentes pontos turísticos da cidade — Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde Mauá. O evento é gratuito.
Principal festa do calendário de eventos de Petrópolis, a Baurnfest promete reunir extensa programação cultural, com shows de música e espetáculos de teatro. Também haverá atividades infantis, jogos germânicos e concursos, além, é claro, da gastronomia típica e cerveja.
"Montamos uma programação intensa para valorizar a cultura germânica na nossa cidade, com a maior parte da programação feita por artistas petropolitanos. São diversas atividades ao longo dos 16 dias de festa", avisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio. 
No primeiro e no último domingo da Bauernfest estão previstos os desfiles folclóricos com as famílias de descendentes — acontecerão pela manhã — pelas ruas do Centro Histórico. Já no primeiro e no último sábado são realizados, à noite, os Desfiles das Lanternas. Haverá ainda o concurso de chope a metro, que será diário, exceto na abertura da festa. Outro atrativo são os Jogos Germânicos, na Praça da Liberdade, para adultos e crianças.
Nos jardins do Palácio de Crista ficará o palco Koblenz. Nele, vão acontecer as apresentações de diversos grupos folclóricos locais e de outros estados. Entre eles, a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (Agfap); o Mosel Volkstänze de Petrópolis; Grupo Folclórico Germânico Bergstadt e dos convidados Tanzen Macht Freunde de Lajeado e o Grupo Folclórico Teutônia, de Blumenau. 
"A expectativa é muito boa e os grupos estão empenhados para fazer a melhor Bauernfest dos últimos anos. Tivemos uma grande procura por grupos de fora da cidade, o que mostra que a festa está crescendo cada vez mais", destaca a presidente da Agfap, Isis Barreto Sader.
A gastronomia alemã, por sua vez, também não vai ficar de fora. Durante a festa, vai ser possível apreciar iguarias como salsichões, joelho de porco, goulash, linguiças e presuntos, além da tradicional sopa de couve-flor. Entre as sobremesas, o strudel, a cuca e a torta alemã.
Rótulos locais
Durante os fins de semana da Bauernfest, a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) vai abrigar o Espaço Biergarten. Nele, petropolitanos e turistas poderão conferir a culinária alemã e brasileira, com food trucks variados, além das principais cervejarias de Petrópolis. Também estão programadas uma série de shows.
"Quem for ao Biergarten vai encontrar diversos estilos musicais e não apenas as bandas de músicas alemãs. Turistas de todo o país que vierem ao evento poderão conhecer nossos rótulos, degustar nossas cervejas e gastronomia", avisa José Renato Romão, da Associação das Microcervejarias de Petrópolis.

Galeria de Fotos

Festa do colono terá desfiles pelas ruas do Centro Histórico e comidas típicas, entre outras atrações Divulgação
Festa também terá apresentações de diversos grupos de dança alemã divulgação
Evento contará ainda com tradicional concurso de chope a metro divulgação
Grupos de dança vão se apresentar no Palácio de Crista divulgação
Diversos grupos de dança vão se apresentar no Palácio de Cristal divulgação
Entre as atrações da Bauernfest, as diversas marcas de cerveja de Petrópolis divulgação

Comentários