Por O Dia
Rio - Em meados de junho desse ano, o prefeito Dr. Sadinoel Souza inaugurou o Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Itaboraí, o HumanizaLab, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, ao lado da Igreja Matriz São João Batista, no Centro. Pioneiro na região, o local oferece exames laboratoriais que fazem parte da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), como hemograma completo, glicose, exames de urina e fezes, exames hormonais, entre outros. O único exame que não pode ser feito é o de citopatologia (preventivo).

O prefeito Dr. Sadinoel, compartilhou seu sentimento ao entregar o novo espaço. “Só posso agradecer a população de Itaboraí e dizer que esse local é mais uma conquista para nossa cidade. O político tem a missão de buscar recursos para que obras como essa sejam feitas e outras estão por vir para melhorar a qualidade de vida em nosso município. Espero que esse espaço seja um avanço na área da Saúde, que ainda precisa melhorar muito, mas que não estamos medindo esforços para que isso aconteça”, disse o chefe do Executivo.

Para Júlio César Ambrósio, secretário municipal de Saúde, é uma satisfação entregar um prédio que será importante na prestação de um serviço que vai facilitar a vida dos moradores. “Estamos aqui hoje entregando para a população um equipamento de muita qualidade, é um laboratório de análises clínicas que estará oferecendo ao cidadão de Itaboraí resultado de exame em até 72 horas, algo inédito nessa cidade. A agilidade e a segurança dos exames é algo formidável”, o secretário acrescentou que através de uma mensagem de SMS será informado ao paciente que o resultado está disponível na internet ou poderá ser retirado na unidade.

O deputado estadual, Coronel Salema, esteve presente na inauguração e falou do quanto o novo espaço de Saúde vai ser importante para os moradores de Itaboraí. “Esse prédio é apenas físico, o importante mesmo é a ajuda que está aqui dentro, as pessoas que trabalham aqui, as que vão ser atendidas nesse local, a rapidez com que elas estarão recebendo os resultados dos exames. O prefeito e o secretário municipal de Saúde estão de parabéns pela ousadia de entregar essa obra, algo pioneiro na região. A população do município estará muito bem assistida”, destacou o deputado.

Também estiveram presentes o deputado estadual, Capitão Nelson; e os secretários municipais de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza; de Esporte e Lazer, Leonidas Souza; de Desenvolvimento Social, Estevan Assis; de Planejamento, José Fernando Soares; de Governo e chefe de Gabinete, Jorge Antônio da Silva; de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado; de Fazenda, Edson Brandão; de Obras, Clóvis Raimundo Thomé; do procurador geral do Município, Antônio Dias e o consultor geral do Município, Sílvio Pinho.

E ainda o presidente da 25ª Subseção da OAB /RJ, Lauro Matos; o tenente-coronel Marcello Henrique Guimarães, comandante do 35º Batalhão de Polícia de Itaboraí; e os vereadores Marcelo Lopes, Eneas, Joana Lage, Paulo Alves, Bil, Agnaldo Coutinho e Rogério Filgueiras.

O laboratório funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e sexta-feira, das 7h às 16h. A retirada dos exames podem ser feitas todos os dias, a partir das 14:30h.