Gatos desenvolvem laços afetivos com seus donos, diz pesquisa - divulgação
Gatos desenvolvem laços afetivos com seus donos, diz pesquisadivulgação
Por O Dia
Rio - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Resende passa a oferecer medicamentos para o tratamento dos animais com esporotricose. A doença dermatológica atinge principalmente os gatos, mas também pode afetar os cães e ser transmitida para seres humanos.

De acordo com o CCZ, foram adquiridos 12 mil medicamentos. Para ter direito ao tratamento, é preciso que os donos dos animais levem os bichanos para consulta no próprio CCZ e tenham diagnóstico de esporotricose comprovado. Em seguida, será feito acompanhamento mensal e, se houver necessidade, haverá ainda a distribuição de novas doses do remédio.

Segundo Rodrigo Campos, coordenador do CCZ, há um crescimento no número de casos de esporotricose nos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais. "A doença deixa o animal em estado deplorável e pode ser transmitida para pessoas. Causa muito sofrimento. É um quadro preocupante e em Resende estamos fazendo nossa parte para evitar que esse mal se espalhe", afirma.

O CCZ fica na Rua Eurídice Paulino de Almeida, 320, no bairro Vicentina II. Os telefones são (24) 3360 9690 ou (24) 3360 5186. O horário de atendimento é das 9h às 12h.