Nova tecnologia garante mais rapidez para trabalhadores  - divulgação
Nova tecnologia garante mais rapidez para trabalhadores divulgação
Por O Dia
Rio - A Superintendência Municipal de Trabalho e Renda (SMTR) de Campos dos Goytacazes acaba de lançar aplicativo para a emissão e segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O objetivo é agilizar e facilitar a vida dos trabalhadores que precisam emitir novamente o documento. 

O aplicativo funciona apenas em smartphones com sistema operacional Android. Por meio dele, é possível acompanhar todo o processo de emissão do documento. O app informa ainda quando a CTPS já está disponível para retirada. O usuário recebe ainda toda informação de atualização de status do documento através de e-mail cadastrado. 
De acordo com Rogério Matoso, superintendente da SMTR, a ideia de desenvolver um sistema sistematizado, através do app, surgiu pelo fato do órgão ter cota diária de emissão de 30 carteiras. Segundo ele, com ações itinerantes da SMTR em escolas e associações, entre outros locais, a emissão da CTPS era afetada pela alta demanda.

"Acabava gerando transtorno, já que em alguns dias chegamos a ter mais de 100 pessoas na fila para emissão. Com esse serviço, antes de sair de casa, o solicitante tem a certeza que terá seu documento emitido. O que antes só ocorria se houvesse disponibilidade de emissão no dia", destaca Matoso.