Petrópolis celebra a cultura do Japão

De hoje a domingo, Palácio de Cristal recebe nova edição do Bunka-Sai, festival que reúne gastronomia, dança, artes marciais e oficinas, entre outras atrações

Por O Dia

Bunka-Sai vai ocupar o Palácio de Cristal
Bunka-Sai vai ocupar o Palácio de Cristal -
Rio - A cultura japonesa vai desembarcar em Petrópolis. A cidade promove, de hoje a domingo, o Bunka-Sai, um festival inteiramente dedicado às diferentes facetas do país asiático. Na programação, gastronomia, danças folclóricas, artes marciais, cosplay, oficinas de mangá, ikebana e origami, e apresentações de música, entre outras atrações. O evento é gratuito e acontece no Palácio de Cristal.

Com mais de 50 atrações, o Bunka-Sai terá abertura hoje, a partir de 19h, com a tradicional sangria de saquê, além de apresentação do Bom-Odori, dança folclórica japonesa. De sexta a domingo, o evento, vai contar com barracas de comidas e suvenires japoneses, e duas exposições — 'Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural' e 'Shi Dooro - lanternas de pedra'.

O evento terá ainda oficinas de pipas, de bonecas japonesas, de ábaco (calculadora japonesa), Ikebana (arranjo de flores), origami e de Haicai (poema japonês). Haverá também especialistas em Seitai (tratamento japonês para problemas ósseos e musculares), cerimônia de chá japonês e torneio de Judô, entre outras atividades.

"Não só a dança, mas outras características da cultura japonesa serão celebradas em Petrópolis nestes quatro dias de festa. Dezenas de atrações vão ajudar o público a conhecer um pouco mais sobre as tradições desse povo. É uma cultura muito rica, que vamos celebrar e conhecer um pouquinho mais", destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio. 
RECICLAGEM
Cinco artesão vão aproveitar o Bunka-Sai para apresentar trabalhos feitos com materiais reciclados — papel, plástico, vidro e metal. Fundadora do grupo Dobraduras da Serra, Shigueco Itida Toriy promete mostrar  uma série de origamis especialmente confeccionados para a festa. Já a artesã Claudineia Lemos Fernandes apresentará bonecas feitas a partir de garrafas pet.
A artista Marisa de Azevedo vai mostrar peças de decoração com cacos de vidro, enquanto Oseas Siqueira trará seus 'Robozitos', brinquedos construídos com embalagens de alumínio, como latas de alimentos e tampinhas de garrafa. Sueli Meira, por sua vez, terá cama, cadeiras e porta-joias feitos com garrafas pet, pneus e outros resíduos.

Galeria de Fotos

Bunka-Sai vai ocupar o Palácio de Cristal divulgação
Bunka-Sai vai ocupar o Palácio de Cristal divulgação
Bunka-Sai vai ocupar o Palácio de Cristal divulgação
Evento acontecerá, de hoje a domingo, no Palácio de Cristal, e contará com programação com mais de 50 atrações, como artes maciais, exposições e oficinas variadas divulgação
Materiais recicláveis no Bunka-Sai divulgação

Comentários