Petrópolis é citada em estudo com uma das melhores cidades do país para investir

Cidade da Região Serrana aparece no estudo 'Melhores Cidades para Fazer Negócios', da consultoria Urban Systems

Por O Dia

Municípios são avaliados pelo desenvolvimento econômico e social, capital humano e infraestrutura
Municípios são avaliados pelo desenvolvimento econômico e social, capital humano e infraestrutura -
Pela primeira vez a cidade de Petrópolis, na Região Serrana, aprece no ranking 'Melhores cidades para fazer negócios'. Elaborado pela consultoria Urban Systems desde 2014, o estudo aponta os 100 municípios brasileiros que oferecem as melhores condições para investir. A pesquisa, realizada anualmente para a revista Exame, analisa as cidades do país com mais de 100 mil habitantes nos seguintes quesitos: desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura. 
No ranking, Petrópolis, a única da Região Serrana que aparece na lista, ficou em 91º lugar. Quando o assunto é infraestrutura, a posição melhora: 72ª colocação. Segundo o prefeito Bernardo Rossi, a inclusão da cidade na lista é resultado das iniciativas adotadas pela administração pública para estimular o empreendedorismo. 
"Desburocratização dos serviços, implantação de leis de incentivo e acolhimento aos novos empreendedores é um destaque na nossa gestão. Figurar nesse ranking mostra que estamos no caminho certo. Petrópolis vem registrando aumento no número de empresas, principalmente no setor de Comércio e Serviços. Vamos continuar incentivando os novos negócios para mostrar que a cidade tem o ambiente favorável para quem deseja empreender", declarou o prefeito Bernardo Rossi. 
De acordo com Rossi, uma das inciativas que estão dando resultado é o Espaço Empreendedor, que, inaugurado no primeiro ano de sua gestão, em 2017, presta serviços gratuitos de orientação, formalização de negócios e capacitação empresarial. Desde janeiro deste ano, foram 11.263 atendimentos.  
"Com o Espaço Empreendedor, estamos ajudando quem quer ampliar seu negócio ou mesmo abrir uma empresa. O principal reflexo é o aumento de geração de emprego e renda na cidade", destacou o prefeito.
Alvará com emissão rápida
Em relação à desburocratização do ambiente de negócios, a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento, aponta o Alvará Eletrônico Automatizado como uma inciativa da atual gestão que está fomentando o empreendedorismo em Petrópolis.

"O sistema dá ainda mais agilidade para quem pretende legalizar um novo negócio. Em muitos casos, o empresário consegue ter o alvará em mãos no mesmo dia da solicitação", destacou a secretária.

Segundo o prefeito Bernardo Rossi, os próximos investimentos serão nos segmentos de saúde e educação. "Estamos realizando mutirões de consultas, exames e cirurgias, e ampliamos o ensino integral de quatro para 15 escolas".

Galeria de Fotos

Municípios são avaliados pelo desenvolvimento econômico e social, capital humano e infraestrutura Fotos de Divulgação
Espaço Empreendedor orienta e capacita quem deseja abrir empresa Divulgação

Comentários