Petrópolis começa a treinar moradores no combate às chuvas

Lançado há uma semana, o Plano Verão 2020 vai a 12 comunidades com sirenes

Por O Dia

Plano Verão 2020 terá apoio da Defesa Civil, Polícia Militar, Aeronáutica, Exército e Corpo de Bombeiros
Plano Verão 2020 terá apoio da Defesa Civil, Polícia Militar, Aeronáutica, Exército e Corpo de Bombeiros -

A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana, já colocou em prática o Plano Verão 2020. A ação pretende minimizar os efeitos da chuva e aperfeiçoar o atendimento das equipes em locais de risco. A cidade tem 18% de área considerada de risco alto ou muito alto.

Os agentes vão treinar moradores de 12 comunidades com sirenes e voluntários responsáveis pela abertura de abrigos em caso de tempestades.

O plano começou com a visita dos agentes à Escola Municipal Alto Independência, na terça-feira. Na ocasião, foi dada uma palestra mostrando a importâncias das sirenes e o que fazer quando o equipamento soar. O colégio é um dos 15 pontos da cidade a serem visitados pela Defesa Civil.

"A ideia é transformar Petrópolis em uma cidade modelo para o país", disse o coronel Paulo Renato, secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O projeto tem apoio de 250 agentes da Defesa Civil, Polícia Militar, Aeronáutica, Exército, Corpo de Bombeiros e secretariais.

"Essa atuação em conjunto é importante para o município", afirmou o coordenador geral da Rede de Operações de Emergência de Radioamadores, Fábio Hoelz.

Comentários