Os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya são eliminados no município Foto Secom/Divulgação
Na amostragem mais recente do LIRAa, para a qual também participou o Departamento de Vigilância Ambiental, o relatório parcial identificou, em 1.200 imóveis visitados, que Barra do Itabapoana, Praça João Pessoa, Ilha dos Mineiros e Guaxindiba apresentam um maior índice de infestação em comparação com as demais localidades. A população é orientada a colaborar no combate.
Ao informar os dados, o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, aponta o LIRAa como sendo essencial para o planejamento das ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti. “A equipe de agentes de endemias tem um papel fundamental no trabalho de identificação e combate de possíveis focos e criadouros do mosquito, permitindo agilidade, principalmente nas localidades que apresentarem maior índice de infestação”.
A prefeita Francimara reforça a avaliação do secretário e cobra a colaboração da população: “O município está fazendo a parte dele, mas é fundamental que todos colaborem evitando deixar recipientes que possam acumular água parada, para que não surjam novos criadouros do mosquito”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.