Durante a manhã, alunos do 4º ano do CIEP 411 estiveram na APA de Engenho PequenoDivulgação
Projeto Estudo Vivo tem reflexão sobre Dia Mundial do Meio Ambiente
Programa ensina educação ambiental nas APAs do município
São Gonçalo - Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São Gonçalo promoveu diversas atividades educativas nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Engenho Pequeno e das Estâncias de Pendotiba, em São Gonçalo. O projeto “Estudo Vivo” foi realizado na quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, e envolveu alunos de duas escolas da rede municipal, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre conservação e biodiversidade.
Durante a manhã, alunos do 4º ano do CIEP 411 estiveram na APA de Engenho Pequeno, onde participaram de uma trilha ecológica, visitaram um laboratório de conservação e realizaram o plantio de mudas da Mata Atlântica. As atividades envolveram temas relacionados à flora, fauna e à preservação do bioma Mata Atlântica, enriquecendo a compreensão dos estudantes sobre a biodiversidade presente na área protegida.
"A educação ambiental é um pilar essencial para a conservação dos recursos naturais. Iniciativas como essa não apenas celebram datas importantes como o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas também formam cidadãos comprometidos com a preservação ambiental", disse o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso.
No período da tarde, alunos do 5º ano do CIEP 125 visitaram a APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, onde assistiram uma palestra interativa sobre o resgate de animais silvestres, participaram de uma oficina de confecção de cartazes com temáticas de conservação ambiental e simularam o combate a incêndios florestais, com o apoio do Grupamento de Defesa e Preservação Ambiental (GPAm), da Guarda Municipal de São Gonçalo.
As atividades realizadas nas áreas de proteção ambiental visam não apenas educar os estudantes, mas também promover a conscientização comunitária sobre a importância da preservação ambiental. Os cartazes produzidos pelos alunos serão expostos na Sala Verde Dora Negreiros, em Neves, durante um mês, promovendo a continuidade da educação ambiental.
Conduzido pelas coordenadoras Marianna Orioli, Lorena Ramos e Thaís Sousa, o projeto “Estudo Vivo” tem objetivo de conectar os alunos da rede municipal de ensino com a natureza e promover a conscientização sobre a importância da biodiversidade, ensinando aos jovens desde cedo a importância de cuidar do meio ambiente, para que se tornem cidadãos conscientes e responsáveis. As vivências ocorrem todas as terças e quartas-feiras em dois horários: das 09h às 11h e das 14h às 16h. A escola que deseja realizar o agendamento para visitação dos espaços pode se inscrever pelo e-mail projetoestudovivosg@gmail.com.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.