São Gonçalo: nova unidade fica anexo ao Hospital de Retaguarda, no CentroJulio Diniz
Avançam as obras do novo hospital municipal de São Gonçalo
Nova unidade fica anexo ao Hospital de Retaguarda, no Centro
São Gonçalo - Perto de completar um ano, a construção do novo hospital municipal de São Gonçalo, anexo ao Hospital de Retaguarda Gonçalense, no Centro, está com o seu terceiro de cinco andares sendo preparado. Todos os andares da nova unidade de saúde estão sendo erguidos com estrutura metálica, quatro pavimentos já receberam a laje e fechamento de alvenaria para a divisão das salas e ambientes. As obras são realizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Governo do Estado do Rio.
A obra é realizada ao lado do hospital já existente e acontece sem a interrupção das internações. Além da estrutura, que também conta com a concretagem do poço dos elevadores, também já foram iniciadas as instalações de esgoto e água. A previsão é que esta primeira parte da obra esteja pronta até junho do ano que vem.
Depois, o antigo prédio também receberá reformas e obras de adequações para serem unificados. A modernização vai obedecer às normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta).
“Estamos nos estágios finais da construção das fundações (sapatas e cintamento), que conectarão os dois edifícios. A estrutura metálica avança tanto em altura quanto lateralmente, garantindo a integração perfeita entre as duas construções. O projeto contempla um total de cinco pavimentos e uma cobertura: cinco andares dedicados às operações hospitalares e um andar técnico adicional destinado aos equipamentos essenciais para o funcionamento do hospital”, explicou a engenheira civil e fiscal de obras da Secretaria, Jéssica Costa.
O hospital terá dois centros cirúrgicos para operações de baixa e média complexidades. A unidade também garantirá mais 155 leitos, sendo 135 de enfermaria e 20 do Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
“A expectativa por esse novo hospital é muito grande. Ele vem para somar com as outras unidades hospitalares e agilizar as cirurgias de baixa e média complexidades, diminuindo as filas na Central de Regulação. É mais uma grande benfeitoria do governo do prefeito do Capitão Nelson, que investe pesado para melhorar a saúde como um todo do gonçalense”, explicou a secretária de Saúde, dra. Bianca Serour.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.