São Gonçalo: cidade celebra diversidade cultural com eventos para todas as idadesDivulgação
Domingo de cultura em São Gonçalo
Cidade celebra diversidade cultural com eventos para todas as idades
São Gonçalo - O último domingo foi repleto de manifestações culturais e artísticas em São Gonçalo, com três eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura que encantaram o público e celebraram as diversas expressões culturais do Brasil.
O dia começou com o Festival Infantil de Capoeira (FESTINCAP 2024), que há mais de 20 anos promove a cultura afro-brasileira de maneira lúdica e educativa para o público infanto-juvenil. Realizado no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves, o festival ofereceu uma programação diversificada, com aulas temáticas para crianças, rodas de capoeira, entrega de cordas (graduações) e apresentações de samba de roda, jongo e maculelê.
O evento enfatizou a importância das relações étnico-raciais. Com entrada gratuita, o FESTINCAP 2024 teve grande participação do público, que pôde desfrutar de uma experiência educativa e cultural das 9h às 13h.
No mesmo horário, na Lona Cultural do Jardim Catarina, a magia do circo invadiu São Gonçalo com o espetáculo “Tá Certo ou Não Tá?”. A apresentação, que homenageou o Palhaço Carequinha, encantou especialmente as crianças, com cenas clássicas dos palhaços Ratinha e Piriquitovisk, a magia de Patrick o Mágico, a precisão e habilidade dos incríveis Malabaristas Campellos e a destreza da equilibrista Vânia Campelo. Com duas sessões às 10h e 17h, o evento contou com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, foi um sucesso, com entrada gratuita e uma plateia majoritariamente infantil.
No Teatro Municipal, o domingo também foi marcado pela celebração dos 15 anos de trajetória do Studio Art Dance com o espetáculo de dança Nossas Histórias. O público teve oportunidade de vivenciar uma jornada nostálgica por meio de releituras das coreografias que marcaram a história do grupo. Com duas sessões, às 9h e 11h, o Studio celebrou a dedicação e a arte que vem construindo ao longo de sua trajetória.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.