Equipes da Defesa Civil e Secretaria de Obras improvisaram estrutura protetiva no porto de Barcelos Foto Secom/Divulgação
O governo municipal fez a solicitação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea); técnicos do órgão avaliaram a possibilidade na tarde de ontem (09) e estão providenciando a medida nesta terça-feira, por determinação do governador Cláudio Castro.
Segundo o Inea, a orientação do governador, através do secretário de Governo Rodrigo Bacellar, é para que toda equipe do órgão esteja mobilizada em Campos dos Goytacazes, São João da Barra e o Norte/Noroeste Fluminense; o objetivo é agilizar ações em função das chuvas e elevação dos rios.
A Defesa Civil Municipal atua de forma preventiva em pontos vulneráveis, como o porto do distrito de Barcelos e o dique São João, no Bairro de Fátima. Na última medição apresentada, o nível do rio estava estabilizado em 6,3 metros, com possibilidade de voltar a subir.
A cota de transbordo no centro da cidade, onde é feita a medição, é de 8 metros. Em Barcelos, desde ontem, a Secretaria de Obras e a Defesa Civil montaram proteção com sacos de areia em toda extensão do porto; a iniciativa também aconteceu no dique São João, com participação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
A Secretaria de Comunicação (Secom) lembra que no ano passado o governo estadual fez uma intervenção provisória no local do rompimento do dique de Barcelos, que por enquanto não apresenta risco: “também em 2022, a prefeitura fez levantamento dos pontos críticos onde poderiam ocorrer novos rompimentos”.
A Secom assinala que o relatório foi encaminhado, juntamente com o mapeamento dos danos e procedimentos para recuperação ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea-RJ), Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Ministério Público Estadual e Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras: “em novembro e no início deste ano a prefeitura reiterou ao Inea a necessidade de avaliação da segurança da obra realizada e dos demais pontos vulneráveis”, conclui.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.