Bloco Borracha Fraca comemora 18 anos de carnaval e arrastou centenas de pessoas ontem em Atafona Foto Secom/Divulgação
Em Grussaí, o centro das atrações de sábado foi a Boneca do Waldir, que demorou iniciar o desfile pela Avenida Atlântica, porém, mesmo sem trazer o “símbolo”, repetiu o sucesso de anos anteriores, arrastando centenas de foliões; o mesmo aconteceu em Atafona, ontem (19), com o Borracha Fraca, que comemora 18 anos.
Nas ruas, trios elétricos e carros de som com variedades, desde marchinhas e frevo, ao samba de enredo das escolas do Rio de Janeiro; pessoas de todas as idades e fantasiadas das formas mais criativas, brincam com respeito e sem excesso, em clima de segurança pública estruturada pela Polícia Militar em parceria com o governo municipal.
Por meio das placas dos veículos podem-se observar pessoas de várias partes do país; muitas, por conta do período de verão; outras, pela curiosidade de conhecer o tradicional “carnaval da família” e a rivalidade entre os tradicionais Congos e Chinês que desfilaram ontem se superando em samba no pé e beleza nas fantasias e repetem os espetáculos nesta segunda-feira.
“Confusão é coisa de otário; em São João da Barra a gente faz a diferença e brinca carnaval na rua como se estivéssemos nos quintais de nossas casas; se alguém tenta bagunçar, pode ver que não é dos nossos", extravasa o motorista executivo Evanildo Júnior.
O carnavalesco é da cidade, mas mora em Niterói há mais de 20 anos: “trabalho para uma pessoa que como eu é sanjoanense e todo verão está aqui para veranear e passar o carnaval; é uma oitava maravilha", comenta, já lamentando: “uma pena que esta etapa termine na quarta-feira”.
A prefeita Carla Caputi reforça: “é o primeiro carnaval pós-pandemia que, como sanjoanenses, podemos curtir da forma que gostamos; nosso carnaval é o melhor do interior do Estado do Rio de Janeiro; sejam todos muito bem-vindos, curtam a folia, mas tenham responsabilidade; a gente gosta de festa e harmonia”.
Momo reina no município até o próximo sábado. Para hoje a programação na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino terá matinê no palco oficial a partir de 16h; desfile do Bloco Pé D´Moleke, às 17h; Kebretes e Tilangos, 18h; Bloco do Rubro Negro, 20h; Tô Ki Tô, 21h; Indianos, 22h; Escola de Samba Vila Imperial, 23h.
Nas praias continuam as apresentações de blocos de sujo e trios elétricos, com vários outros eventos, como o Carnaval no Polo Gastronômico - Bandinha Amigos da Folia, com início às 13h, e Carnaval da Liberdade no Palco Oficial a partir de 18h. Em Atafona, o foco está em Foliando no Carnaval no Balneário; Chapéu do Sol, Bloco Boi Já Fui; Açu, 17h, Bloco das Piranhas, trio elétrico e Show no Palco Oficial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.