Em Campos as ressacas têm causado muitos estragos em áreas da orla do Farol de São Thomé Foto Defesa Civil/Divulgação

São João da Barra - A passagem de um ciclone extratropical poderá afetar os estados de São Paulo e do Espírito Santo, provocando ressaca na faixa litorânea entre os municípios de Laguna (Santa Catarina) a Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro); as ondas de direção Sudoeste a Sudeste poderão atingir altura de até quatro metros, da noite desta quinta-feira (13) até a manhã de sábado (15).
Na linha de municípios em alerta estão também São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense. De acordo com a Marinha, a intensidade de ventos prevista é de até 74 km/hora (40 nós), da manhã desta quinta até a tarde de sexta-feira (14) e todos os avisos de mau tempo estão em vigor no endereço eletrônico.
Todos os aplicativos estão disponíveis para download nos smartphones e tablets com sistemas Android e iOS. “Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio”, orienta postagem no site da Marinha.
A Defesa Civil de São João da Barra informa que se mantém em alerta: “Pela proximidade do litoral de Campos e São João da Barra, é necessário que estejamos em estado de atenção”, afirma o coordenador municipal de Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro.
A orientação aos pescadores é evitar sair com as embarcações ao mar nesse período. Ribeiro aponta que a Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os números da Defesa Civil: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e whatsapp).
Uma das regiões mais prejudicadas pelas ressacas no Farol de São Thomé, em Campos, é a estrada litorânea que liga a localidade de Gaivotas a Barra do Furado, em Quissamã. Não está afastada a possibilidade de novas erosões neste ponto se o mar chegar realmente a ter ondas no tamanho previsto para este final de semana.
A assessoria de imprensa da Defesa Civil municipal pontua que o órgão está analisando de forma específica a previsão apontada pela Marinha, com vista ao litoral do município: “Havendo necessidade de um alerta, isso será feito nesta quinta-feira”, resume.