Prefeito Léo Vieira apresentando o Decreto assinado ao lado do Secretário Municipal de Meio Ambiente Antônio Marcos (de azul)Gilberto Rocha

São João de Meriti – A Prefeitura de Meriti lançou o Programa Municipal de Coleta Seletiva de lixo e criação de ecopontos ou pontos de entrega voluntária (PEVs). O decreto implementa a iniciativa, em parceria com cooperativas de catadores e estabelece a destinação correta de resíduos sólidos.
Dentre os principais pontos do decreto, destaca-se a parceria ou contratação (através de chamamento público) de cooperativas de catadores para a coleta e triagem de materiais recicláveis, garantindo melhores condições de trabalho.
O Programa Municipal de Coleta Seletiva e Inclusão Social busca reduzir o impacto ambiental, incentivar a reciclagem, além de melhorar a destinação dos resíduos sólidos, o que facilitará a participação da população no descarte correto de materiais recicláveis.
O prefeito Léo Vieira realizou a assinatura do decreto. “Esse é o caminho para que nós tenhamos uma cidade mais limpa, sustentável e organizada. O sucesso desse programa colocará São João de Meriti como uma referência nacional na gestão de resíduos sólidos, e isso significa um avanço ambiental, econômico e social”, afirmou o prefeito Léo Vieira.
“Sabemos do potencial incrível na execução desse programa para ampliar a reciclagem, fomentar a inclusão socioeconômica dos catadores e reforçar a responsabilidade compartilhada sobre a destinação correta do lixo na cidade”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto.
O programa prevê ainda campanhas de conscientização e educação ambiental como parte do cronograma de ações. Os grandes geradores de resíduos como shoppings, supermercados e indústrias, poderão aderir através de um acordo de cooperação técnica.