Carnaval 2024 em Saquarema teve blocos, shows, paz e diversãoDivulgação/Prefeitura de Saquarema
A Defesa Civil de Saquarema atuou prestando apoio ao desfile de 8 blocos e realizou um atendimento pré-hospitalar com remoção ao PU de Saquarema. Também foi isolado um cabo de energia rompido sobre o passeio público e debelado um incêndio na vegetação, em Itaúna. Na Avenida Beira Mar, foi efetuada vistoria e trabalhos de prevenção em um poste de rede elétrica de alta tensão, próximo a um palco de shows. A Defesa Civil prestou 150 atendimentos de orientação e prevenção aos foliões.
A Guarda Ambiental resgatou 36 animais silvestres e prestou 132 orientações aos turistas em praias e cachoeiras, além de efetuar 118 abordagens de educação ambiental.
A Guarda Municipal recolheu 35 veículos em situação irregular e prestou cerca de 1,5 mil orientações ao público.
Já o Salvamar realizou 13 salvamentos, sendo um deles com apoio náutico, e 566 prevenções. O saldo final foi altamente satisfatório, com nenhuma pessoa desaparecida no mar ou morta por afogamento.
As Tendas da Secretaria de Segurança, montadas pela Prefeitura nas Praias da Vila, Barrinha, Itaúna, Vilatur e Jaconé e na Colônia dos Pescadores, também foram de grande importância, promovendo a identificação com pulseirinhas de aproximadamente 4 mil crianças e devolvendo aos pais 15 que estavam perdidas.
“Não é Não”
O Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) efetuou a apreensão de um simulacro de arma de fogo, além de 17 frascos de loló e diversas buchas de maconha. O destaque positivo ficou por conta da campanha “Não é Não”, contra a importunação sexual no Carnaval, diante da inexistência de registros de ocorrências para este tipo de delito.
“O Carnaval é apenas uma etapa de um trabalho de conscientização e prevenção de situações de assédio que é realizado ao longo de todo o ano. E a Secretaria está à disposição, lembrando sempre o lema da campanha dirigido às mulheres de Saquarema: ‘Você não está sozinha!’”, destacou a secretária municipal da Mulher, Marcia Azeredo.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.