Saquarema participou da campanha do Dia D de mobilização contra a dengue no último sábado (2)Divulgação/Prefeitura de Saquarema
A ação alcançou as populações de várias localidades, sem contar 755 pessoas abordadas nas ruas para a prestação de orientações e informações detalhadas, o que demonstra a abrangência e a importância da conscientização em diferentes setores da comunidade. Ao todo, 110 profissionais estiveram envolvidos nesse esforço conjunto para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Apenas 10 minutos de atenção
Sensibilizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue é fundamental para prevenir a disseminação da doença. Assim, a colaboração de cada cidadão é essencial nessa luta: “É muito importante que a população entenda que a maior parte dos focos do mosquito está em nossas casas. Se mantivermos nossos quintais limpos e sem água acumulada, interromperemos o ciclo de vida do mosquito. Apenas 10 minutos de atenção, por semana, já são suficientes para protegermos nossas famílias”, afirmou a prefeita Manoela Peres.
O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo, exigindo ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população. Por ser um inseto de características urbanas, 75% dos focos do mosquito estão nas residências e nos quintais.
Em caso de denúncias de focos de dengue, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo Disque Dengue, que funciona via WhatsApp no número (22) 99281-1263. Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, a recomendação é procurar, imediatamente, a Unidade Básica de Saúde mais próxima e não fazer uso de medicamentos sem conhecimento médico.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.