Novo Hospital Municipal de Saquarema completa um ano de funcinamentoDivulgação/Prefeitura de Saquarema
A nova unidade
“O morador de Saquarema esperava por um hospital como esse havia muitos anos. Agora, após um ano da inauguração, confirmamos a vocação de excelência da unidade com os bons resultados alcançados principalmente quando falamos de cirurgias. Trouxemos de volta para os saquaremenses o conforto que é estar perto de casa no momento delicado de uma operação e, desta vez, com a tranquilidade de estar em um hospital moderno e de ponta”, afirma a Prefeita Manoela Peres.
O Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth conta com 86 leitos, sendo 40 de Enfermaria Adulto; dois de Isolamento Adulto; 12 de Enfermaria Pediátrica (seis clínicos e seis cirúrgicos); um de Isolamento Pediátrico; dez de UTI Adulto e outros dez de UTI Pediátrica; três de urgência e emergência e oito de unidade intermediária. Já o Centro Cirúrgico possui quatro salas e três leitos de recuperação anestésica
Toda essa capacidade já zerou algumas filas de espera para cirurgia, como as de hérnia e vesícula. Atualmente, o paciente que precisa passar por essas operações consegue a marcação em, no máximo, duas semanas. O objetivo é andar com todas as filas para procedimentos cirúrgicos e exames mais complexos que ainda existem no município.
“O novo Hospital Nossa Senhora de Nazareth veio para ofertar à população de Saquarema um serviço que antes dependia 100% da Rede Estadual de Regulação. Com isso, nós não só passamos a atender mais a população saquaremense como liberamos vagas antes dedicadas a nós para que o Estado possa atender a moradores de outros municípios. E ainda agregamos à Rede dez novos leitos de UTI infantil, atendendo de forma pactuada a toda a Região, que é carente dessa especialidade”, explica a subsecretária municipal de Saúde, Ana Paula Duarte.
Além da vocação cirúrgica e oncológica, o novo Nossa Senhora de Nazareth atua como unidade de retaguarda para o município. Tendo o Hospital Municipal Porphírio Nunes de Azeredo, em Bacaxá, como porta de entrada para emergências, a nova unidade recebeu 132 pacientes vindos de lá somente em janeiro de 2024. Neste primeiro ano de existência, foram realizadas, ainda, 95 consultas ambulatoriais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.