Prefeitura de Saquarema realizou a cerimônia de Hasteamento da Bandeira Azul na Praia de ItaúnaDivulgação/Prefeitura de Saquarema
O selo, válido até 2025, destaca locais comprometidos com a sustentabilidade e práticas de conservação rigorosas, reforçando a importância do desenvolvimento responsável, tanto para a qualidade de vida dos moradores, quanto para a atração de turistas que buscam, cada vez mais, cidades focadas na preservação do meio ambiente.
A renovação do selo internacional é decorrente das ações de educação ambiental e conservação que garantiram a limpeza da praia de Itaúna e a alta qualidade da água do mar, atendendo aos padrões de balneabilidade exigidos pelo programa.
A cerimônia também contou com a presença de ambientalistas, moradores e turistas, além de representantes do município, como o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Raphael Castro, que comemorou. “A Bandeira Azul é fundamental para fomentar o turismo. O visitante procura cada vez mais lugares sustentáveis e que respeitem e fomentem as culturas locais”.
A Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul está presente em 50 países. No Brasil, são 49 certificações, incluindo praias, marinas e o trecho das pedras, na Praia de Itaúna. Os locais premiados precisam comprovar, anualmente, o cumprimento dos 34 critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.