Saquarema é destaque e recebe reconhecimento na gestão do meio ambiente no Ciclo do ICMS Ecológico 2024Divulgação/Prefeitura de Saquarema

Saquarema - O município de Saquarema recebeu nesta segunda-feira (16), um importante reconhecimento pela sua gestão ambiental, na cerimônia de premiação do Ciclo do ICMS Ecológico 2024, realizada no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cidade se destacou na gestão ambiental, cumprindo todos os requisitos necessários para se habilitar ao repasse do ICMS Ecológico, um importante recurso financeiro destinado às cidades que investem na sustentabilidade e preservação dos biomas.


Saquarema saltou da 30ª posição ano passado para a 17ª posição no ranking do ICMS Ecológico no Estado do Rio de Janeiro e para a 2ª na Região dos Lagos, o que garante ao município o repasse de cerca de R$ 5 milhões. Esse resultado é fruto de um trabalho integrado e contínuo no tratamento de esgoto realizado pelo município, que alcançou o 4º lugar no índice estadual de 2024.

Gilmar Magalhães, Secretário de Meio Ambiente de Saquarema, destacou a relevância da conquista: “Esse reconhecimento reflete o esforço contínuo de Saquarema em proteger o meio ambiente enquanto promove o desenvolvimento sustentável. Nosso trabalho vai além de indicadores; ele transforma a relação entre a comunidade e os recursos naturais que nos cercam”.

A força do “Saquarema 2030”

A premiação estadual reforça a trajetória de sucesso de Saquarema, reconhecida internacionalmente pelo projeto “Saquarema 2030”, vencedor do “Desafio ODS” da ONU durante o G20 Social. Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o projeto prioriza ações integradas nas áreas de resíduos sólidos, proteção de áreas naturais e incentivo à participação popular na gestão ambiental.

“Saquarema é a prova de que é possível aliar inovação, eficiência e cuidado com o meio ambiente. O reconhecimento estadual e internacional nos inspira a continuar avançando,” destacou a Prefeita Manoela Peres em ocasião anterior.

Compromisso com o futuro

A distribuição de R$ 247 milhões do ICMS Ecológico entre os 92 municípios fluminenses reforça o papel das cidades na promoção de boas práticas ambientais. Em Saquarema, os recursos serão aplicados para expandir projetos como o fortalecimento das unidades de conservação, melhorias no tratamento de resíduos sólidos e educação ambiental.

A cerimônia contou com a presença do Governador Cláudio Castro, do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi, além de prefeitos e secretários dos municípios do Rio de Janeiro.